18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Atuação no atacado

Por Redação

26 de novembro de 2020, às 08h56

Há alguns meses, policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana receberam uma informação de que um grande carregamento de drogas estaria vindo do Paraguai para a RPT (Região do Polo Têxtil). A dica levou a uma apuração que conseguiu rastrear e monitorar o transporte, desde a fronteira com o Mato Grosso do Sul até Americana.

No dia 31 de outubro, os agentes fizeram a abordagem de uma carreta no trecho da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) próximo ao viaduto da Avenida Iacanga, em Americana. Misturada a uma carga de ração animal, para disfarçar o odor, 1,2 tonelada de maconha dividida em tijolos foi apreendida pela polícia, na que ficou registrada como a maior apreensão da delegacia local.

Apelidada de Faixa de Gaza, a investigação que já durara três meses prosseguiu. Nesta terça-feira, um desdobramento das apurações levou a prisão de um novo carregamento de droga, numa forma de transporte com modus operandi semelhante. Novamente na SP-304, policiais abordaram uma carreta carregada com 126 quilos de maconha.

O entorpecente, segundo a polícia, teria sua origem também no país vizinho, cujo mercado ilícito de compra e venda de drogas na fronteira com o Brasil tem o afamado comando do PCC (Primeiro Comando da Capital).
O fato de os municípios da região integrarem uma rota importante para traficantes de grande porte não é nenhuma novidade, dadas as inúmeras operações já realizadas.

Mas a ação da polícia em ocorrências como estas duas da chamada Operação Faixa de Gaza mostra um caminho indispensável para enfrentar o tráfico. A atuação no atacado, na busca e apreensão de grandes quantidades de drogas, é, certamente, capaz de provocar prejuízos significativos aos proprietários que lucram com o comércio criminoso. Estes, por sua vez, devem ser alvos ainda mais relevantes para as investigações. De pequenos traficantes, as cadeias estão cheias.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.