15 de julho de 2024 Atualizado 10:39

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

As cicatrizes da nossa alma

Por Katya Forti

17 de outubro de 2023, às 09h16

Um ferimento. Um corte. Uma incisão. Procedimentos invasivos que muitas vezes resultam em cicatrizes no corpo físico. Porém há outras, de impacto muito maior, ocasionando processos dolorosos, até que o tempo não as cure totalmente. São as cicatrizes da alma.

Aquelas que desejamos esconder a todo custo para que ninguém saiba que elas estão ali. Voltando a ficar expostas, todas as vezes em que a tela mental reapresenta momentos que por nós foram vividos. Contudo, não digeridos como é o esperado.

E todas essas experiências não trabalhadas se transformam em densas camadas de negação, pois não nos encontramos preparados para lidar com elas. Temos aí a primeira fase do processo. Muito dolorosa por sinal. Junto com ela vem a revolta.

Em seguida, a busca. É quando, ainda feridos, vamos ao encontro do entendimento daquilo que aconteceu conosco.

A aceitação é o terceiro passo neste processo de cura da alma. Abrimos as cortinas do pensamento para vislumbrar novas oportunidades e sair daquele estágio inicial de sofrimento. Na última etapa é que alcançamos a maturidade emocional. A volta por cima.

Somos capazes de reviver um acontecimento, olhar para ele, comentar com outras pessoas, sem sofrer. Reconhecemos, enfim, que nada acontece por acaso, e que tudo segue uma programação, em se tratando de evolução da alma.

E encontramos dentro de nós uma força que se agiganta, que a princípio não julgávamos possuir. É porque Deus, o maior arquiteto do Universo, nos capacita, nos reveste entusiasmo e coragem. Pois somos uma centelha de sua criação.

Vale lembrar que isto não ocorre apenas uma vez. Pois é um inegável traço de elevação. “Uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas”. “Pérolas são produtos da dor. Você se sentiu ferido por palavras rudes? Cubra suas mágoas”. 

Katya Forti
Pedagoga. Autora dos Livros – Alma em Flor e O Infinito é logo ali…
katyaforti.kf@gmail.com

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.