05 de maio de 2021 Atualizado 23:18

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Americana é um celeiro de talentos

Por João Rodella

27 abr 2021 às 09:10

Embora não conheça outras cidades semelhantes à nossa, posso garantir pelo que observo e leio nos meios de comunicação, que Americana é bem-dotada quanto às artes em geral.

Se você analisar por categorias verificará que tenho razão. Talentos existem às centenas. Basta oferecer-lhes oportunidades e meios.

Observe no teatro o nosso passado glorioso, graças aos heróis que mantêm seus diversos grupos, exigindo-lhes esforços sobre humanos.

Na música chovem talentos a cada dia havendo grupos que nos extasiam, virtuoses, instrumentistas de escola e a orquestra municipal. No canto o acervo também nos enobrece com repercussões até mesmo internacionais.

As artes plásticas, a pintura e a charge também brilham, afora palestrantes gabaritados. No ballet inúmeras escolas preparam os talentos de amanhã na cultura do belo e no desenvolvimento de dançarinos dedicados, exportando-os até.

Na literatura, área em que milito faz mais de 20 anos, além do Espaço Literário Nelly Rocha Galassi, desde 1981, hoje com 30 membros, dezenas de outros escritores publicam em jornais ou como no nosso grupo livros de qualidade bianualmente. Individualmente a produção é estupenda e constante.

É certo que a Covid-19 brecou produções, publicações e apresentações. No entanto, com os benefícios da Lei Aldir Blanc e o empenho permanente da bem estruturada e operante Secretaria de Cultura e o seu conselho sempre a postos e atuante, a arte e a cultura continuam a produzir de maneira fértil.

Como “nem só de pão vive o homem”, mas também do alimento mental, espiritual e social, envidemos esforços para o encanto e o lazer dos nossos mais de 240 mil habitantes.

O show tem que continuar cada vez mais em nossa culta cidade com intensa divulgação da imprensa geral. Parabéns.

João Rodella, do Espaço Literário Nelly Rocha Galassi

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.