13 de julho de 2024 Atualizado 00:27

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Alívio, mas sob alerta

Por Redação

07 de maio de 2023, às 10h04

Era de percepção comum que a pandemia da Covid-19 havia arrefecido. A flexibilização do uso de máscaras ainda em março de 2022, quando a vacinação contra o coronavírus já se mostrava avançada, levou à população a uma retomada total das atividades do dia a dia. Desde então, o que se viu foi uma queda nos números de infectados e de óbitos pela doença, que provocou a pandemia mais mortal deste século.

Apenas na Região do Polo Têxtil, que concentra cinco cidades, morreram 4,2 mil pessoas desde março de 2020, quando os casos pipocaram pelo País e pelo mundo. Em Americana, 680 idosos foram vítimas da doença. No período, o LIBERAL contou uma parte delas – histórias imensamente tristes, de famílias enlutadas e, em diversos casos, dilaceradas por múltiplas mortes em curto espaço de tempo.

Na sexta-feira, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou o fim da emergência declarada para a Covid-19, que perdurava desde janeiro de 2020. Ainda que não seja um decreto literal de fim da pandemia, porque os casos persistem, trata-se de um fim simbólico de tão nefasto período.

Apesar do alívio com a posição da entidade, que foi referência para o combate ao coronavírus, há o recado incisivo de nos mantermos alertas. Entre os especialistas, há pouca crença de que a Covid-19 volte a fazer o estrago que fez nos últimos anos. Pelo avançar da ciência e da vacinação, há esperança de que a tenhamos superado.

Mas a prevenção, possível e disponível para grande parte do planeta por meio das vacinas, é dever a ser cumprido pelos cidadãos. Por aqui, a oferta da vacina bivalente contra a doença tem tido procura tímida – em parte, ainda afetada pela desconfiança e pelo negacionismo que emergiram nesta pandemia. Não há evidências, porém, de que tal prevenção não seja segura. Então, vacine-se.

Depois de tanto tempo convivendo com o medo do contágio, de vez, conseguimos voltar a uma convivência saudável. Que aprendamos com o que passou e sigamos em frente.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.