27 de novembro de 2020 Atualizado 10:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Ações incisivas

Por Da Redação

12 jun 2020 às 08:36

O comportamento da população diante da reabertura do comércio pode ser um grande problema para se conter o avanço das contaminações pelo novo coronavírus (Covid-19). Conforme o LIBERAL tem mostrado nos últimos dias, a circulação pelas áreas comerciais em Americana e cidades da região tem fugido da orientação de que deveria ocorrer apenas em caso de necessidade.

Há muita gente nas ruas a passeio, convivendo com uma multidão de outras pessoas desnecessariamente, enquanto a recomendação de distanciamento social continua em vigor.

São diversos os reflexos desse comportamento inconsequente e desprovido de qualquer empatia com os outros habitantes da comunidade. O primeiro e mais grave deles, toda a população está cansada de saber, ainda que muitos teimam em ignorar: a transmissão do vírus se dá pelo contato entre as pessoas.

Quanto mais gente circulando junto, maior a chance de que mais pessoas se infectem e passem a transmitir para outras. O resultado é óbvio e se vê nas estatísticas de contaminações, internações e óbitos. O segundo reflexo entra na esfera administrativa e contenciosa desta pandemia. Se as estatísticas piorarem e o sistema de saúde estiver em risco de colapso, sem dúvida alguma haverá novamente uma quarentena mais rígida, da qual muitos reclamavam.

Diante do cenário, ações como as organizadas por entidades comerciais da região, que visam a orientação dos cidadãos quanto à ida para as ruas, são fundamentais, mínimas, e já deviam estar em prática há semanas.

Para além disso, prefeitos e prefeituras precisam ser mais incisivos nas recomendações para que a população não volte a uma rotina de aparente normalidade como tem acontecido. A falta de empenho neste sentido evidencia a “vista grossa” por parte dos governos. O que se vê é uma espera para que tudo, naturalmente, passe. Os próximos dias dirão quão natural será nossa convivência com este vírus.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.