22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Histórias de Americana

Acaso ou tradição?

Neste texto, escolho escrever sobre os bustos erigidos em Americana e seus respectivos homenageados

Por Jefferson Luis Rodrigues Bocardi

08 de maio de 2022, às 11h20

Americana, como toda cidade brasileira, construiu e constrói sua história por meio de escolhas políticas, culturais, sociais e econômicas, como já escrito por muitas vezes nos textos desta coluna, que tem como objetivo trazer à tona novos olhares para história do município.

Neste texto, escolho escrever sobre os bustos erigidos em nossa cidade e seus respectivos homenageados. Antes do desenrolar do conteúdo, contudo, cabe um questionamento: você conhece tais monumentos? Quem são os personagens da história americanense representados?

Na área central, por exemplo, temos dois bustos: ao lado da estação ferroviária, do Dr. Antônio Lobo, e na Praça Comendador Müller, do dono das fábricas de tecidos Carioba e que dá nome à mesma praça. Os transeuntes, porém, pouco ou nada reparam em sua existência tímida.

Vale reforçar que dois outros bustos já existiram na cidade, um na Praça Jorge Gustavo Rehder, em frente à escola Heitor Penteado, e outro na Avenida Antônio Pinto Duarte, os quais representavam os dois respectivos prefeitos. O mais curioso sobre esses bustos é que ambos foram furtados em um intervalo de 23 anos.

Analisando a escolha dos homenageados, percebe-se que são pessoas que fizeram parte da elite política e econômica do município, assim como nossos patrimônios materiais que permanecem preservados são desta mesma parcela da população americanense.

Mesmo sendo frutos de escolhas feitas de acordo com a história que se quis contar do município, podemos perceber um descaso com esses monumentos, já que os bustos que foram roubados não foram repostos e os culpados não foram encontrados. Isto é, nem os símbolos de poder, preferidos pela memória elitizada, recebem cuidados. O que dizer, então, das figuras esquecidas, que nem homenagens recebem?

A reflexão que este breve texto quer suscitar é: qual a preocupação que temos com os patrimônios materiais em nosso município? Qual será próximo a sofrer do mesmo mal dos bustos que homenagearam aos prefeitos de Americana? Tal ato é fruto do acaso ou do abandono de nossos patrimônios?

Jefferson Luis Rodrigues Bocardi
Membro do grupo Historiadores Independentes de Carioba, dedicado à pesquisa histórica sobre Americana

Historiadores de Carioba

Blog abastecido pelo grupo Historiadores Independentes de Carioba, que se dedica à pesquisa histórica sobre Americana.