17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Abusos no sindicato

Por Redação

22 de dezembro de 2020, às 08h13

Uma profunda investigação do Ministério Público do Trabalho, detalhada pelo LIBERAL na edição deste domingo, traz revelações sobre o aparelhamento do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Americana e Região pelo então presidente, Paulo Sérgio da Silva, conhecido como Paulinho do Sindicato.

A apuração dos procuradores reuniu fortes indícios de como a entidade era usada em benefício próprio de lideranças sindicais. Uma decisão da Justiça afastou a direção no mês passado.

As situações levantadas pela investigação são absurdas, como os registros e relatos que dão conta de pagamentos feitos com verba do sindicato de serviços particulares do presidente, como conta de internet, ou o fato de a entidade ter comprado um carro do dirigente com valor acima da tabela.

Soa ainda mais inacreditável o fato de o sindicato possuir uma frota de carros de luxo, que chegam a custar entre R$ 100 mil e R$ 257 mil. Por qual razão uma entidade deste tipo precisaria de veículos deste porte se não pelo usufruto e pela ostentação de suas lideranças?

E há mais. Entre 2011 e 2014, o presidente do sindicato dividiu seus afazeres em prol dos trabalhadores com um cargo na gestão do ex-prefeito cassado Diego De Nadai. Paulinho era comissionado e revelou, em depoimento ao MPT, que não cumpria carga completa de trabalho.

A situação, além de irregular, é um flagrante de conflito de interesses, como o próprio Ministério Público bem definiu na ação: diante de uma discussão sobre a tarifa do transporte, de que lado ficaria o presidente? Do lado do governo, que prefere manter o valor baixo para a população ou do lado dos trabalhadores, que, de uma tarifa mais alta, podem esperar melhores condições de trabalho?

É preciso que os órgãos responsáveis saneiem tais abusos e punam, adequadamente, os responsáveis por eles.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.