21 de abril de 2021 Atualizado 20:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

A vacina em debate

Por Redação

17 dez 2020 às 07:52 • Última atualização 17 dez 2020 às 07:53

Pressionado, o governo federal veio a público nesta quarta-feira para dar detalhes do plano de imunização contra a doença que já matou mais de 180 mil brasileiros. Em discursos do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e do presidente Jair Bolsonaro, porém, pouco se avançou. Questões como o início da aplicação e o tal do termo de consentimento da vacinação continuam a gerar dúvidas.

Como já dito por aqui, há no governo uma ausência de ambição e do senso de urgência e relevância da imunização. O próprio presidente Bolsonaro promove o desserviço de se postar contra a vacina, como fez na última terça-feira.

Na ocasião, Bolsonaro deu declaração de que não tomaria vacina. É claro que, em não sendo obrigatória, a imunização pode ser uma opção de qualquer pessoa. O comportamento de um presidente, entretanto, é referência para a população. Ao se negar a se vacinar, Bolsonaro apenas colabora para colocar a vacina em descrédito.

Pesquisa Datafolha mostrou, nesta semana, que o percentual de brasileiros que almejam a imunização contra a Covid-19 caiu de 89%, na primeira quinzena de agosto, para 73% em dezembro. O número dos que declaram não querer se vacinar, por outro lado, subiu de 9% para 22% no período.

Já não é de hoje que a condução no governo federal é marcada por contradições. Ao mesmo tempo em que Bolsonaro menospreza a Covid e promove o negacionismo da vacina, ele e o Ministério da Saúde falaram ontem em união e estratégia contra a pandemia e anunciaram uma campanha para conscientizar os brasileiros sobre a segurança e eficácia das vacinas contra a Covid-19, dentre as quais, agora, o governo inclui a CoronaVac.

Diante de tanta incoerência desta gestão, em que discurso acreditar? No da “gripezinha” ou no do “afã de buscar a solução”? Pobre do brasileiro, refém do vírus e da incompetência de seus líderes.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.