25 de abril de 2024 Atualizado 11:34

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

A importância da água em nossa vida

Por Eduardo Paparotti

03 de maio de 2022, às 07h01

Água (do latim “aqua”). Substância líquida, em condições normais de pressão e temperatura, incolor, inodora, insípida, cujas moléculas são formadas por um átomo de oxigênio, e dois de hidrogênio (H2O). A sua composição foi descoberta por Cavendish, em 1791, a partir de experimentos que também demonstram que ela é formada pela combustão do hidrogênio.

Água de chuva é o líquido obtido por destilação ou infusão. Temos água de colônia e outras qualidades de água, como água mineral, e de coco, e a importante água potável, que atende aos requisitos físicos, químicos.

Levemos os nossos pensamentos à história da Grécia Antiga. Pitágoras (570 a.C. a 496 a.C.), filósofo e matemático grego dizia que “o mundo gira em torno dos números”, como na química, na física, na história da humanidade, na música e até na geografia geral.

O filósofo e matemático, também grego, Tales de Mileto (625 a.C. e 547 a.C.), “tinha a água como o elemento formador do universo”. Sem esse precioso líquido não haverá vida no mundo.

No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água. Por onde passo, aqui em Americana e região, vejo um desrespeito ao precioso líquido, como lavagem de calçadas, até ruas, e, também, para lavar veículos, exageradamente, com a mangueira aberta a todo vapor, sem controle algum.

Hoje, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, e 35 milhões não são abastecidos com água potável. Esses números explicam a proliferação de epidemias, como dengue e zika, além de doenças gastrointestinais no País.

Esses indicadores colocam o Brasil em posição pior que Iraque, Jordânia e Marrocos. O povo japonês não possui água potável, mas eles, muito inteligentes, estão dessalinizando a água salgada do mar. Deve ser uma técnica muito cara essa, mas o Japão faz isso há anos e com sucesso.

A água de muitas cidades da região, inclusive Americana, enfrenta um sério problema de ter encanamentos velhos, de 40 a 50 anos atrás, ou mais.

Eduardo Paparotii é aposentado.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.