10 de agosto de 2020 Atualizado 19:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

À frente da oportunidade

Por Redação

30 jul 2020 às 08:00 • Última atualização 30 jul 2020 às 00:06

A revitalização da orla da Praia dos Namorados, em Americana, noticiada pelo LIBERAL nas últimas duas edições, representa um marco para uma região do município que ficou conhecida por ter a habilidade de fazer da Princesa Tecelã também um polo turístico nos seus tempos áureos, aliando o clima de cidade do interior com a possibilidade de servir também como balneário, sem que fosse necessário pegar estrada e rodar algumas centenas de quilômetros até o litoral.

Resgatar integralmente a oferta de lazer que o bairro pode oferecer passa ainda pelas melhorias em andamento no tratamento da água da represa do Salto Grande, cujo rebaixamento de nível para eliminação de aguapés está previsto para setembro, e pela construção de uma marina para embarcações, entre outras medidas que fazem parte de uma nova etapa da revitalização.

Trata-se de investimento – na ordem de R$ 2,3 milhões – capaz de colocar Americana na rota do tipo de turismo que será experimentado mais comumente após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O suplemento Malas Prontas, do LIBERAL, publicado em 19 de julho, antecipou a tendência de que roteiros mais próximos de onde parte o turista, especialmente por via terrestre, terão preferência pós-pandemia em detrimento dos destinos feitos em deslocamentos aéreos.

Percebe-se, portanto, o planejamento necessário para que a economia do segmento na cidade possa ser girada a partir desse novo contexto. Na mesma linha, foi noticiado em 24 de julho o plano de Santa Bárbara d’Oeste para o turismo rural e ecológico, para viabilizar a presença de produtores rurais e segmentos gastronômicos no processo. Que a região consiga reunir ainda outras iniciativas desse porte e se colocar à frente das oportunidades que virão quando a pandemia permitir.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.