24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Blog da Eclética - por Jucimara Lima

Fernanda Dagrela dá 7 dicas para cuidar das plantas na primavera

Com a chegada da “estação das flores”, pais e mães de plantas precisam adotar alguns cuidados; confira!

Por Jucimara Lima

22 de setembro de 2021, às 09h58 • Última atualização em 22 de setembro de 2021, às 10h21

Fernanda mantém uma página no Instagram com dicas fáceis e práticas para plantas - Foto: Divulgação

Aproveitando a entrada da primavera, desafiamos a engenheira ambiental e paisagista, Fernanda Dagrela, a dar algumas sugestões para quem deseja cuidar melhor de suas plantas durante esta estação, além de algumas curiosidades que todo mundo precisa saber. Confira!

1) Atenção com a temperatura

Com a chegada da primavera as temperaturas ficam mais altas. Por isso, cultive suas plantas em locais bem ventilados e arejados. Evite locais escuros, fechados e abafados. Se não puder deixar a casa aberta durante o dia para ventilar, abra portas e janelas no final do dia ou começo da noite.

2) Aumente as regas


Devido ao aumento das temperaturas a água evapora mais rápido e consequentemente o substrato seca mais rápido. Sendo assim, devemos aumentar a quantidade de água e frequência das regas. Tome muito cuidado com o excesso de água, para não correr o risco de apodrecer as raízes da planta. Antes de regar suas plantas, faça sempre o teste do dedinho. Para isso basta aprofundar o dedo no substrato para sentir a umidade. Se estiver seco, está na hora de regar, e se estiver úmido é só esperar mais um ou dois dias para fazer a rega.

3) Faça o replantio

Durante o inverno as plantas estão em período de dormência e justamente por isso não é indicado o replantio. Nessa fase as plantas estão poupando suas energias para a próxima estação. Com a chegada da primavera as plantas começam a despertar e esse é o momento ideal para fazer o replantio. Nesse período o desenvolvimento do sistema radicular está a todo vapor e as plantas começam a estimular novas brotações e florações.

4) Não esqueça a manutenção

Aproveite para fazer a limpeza dos vasos ou canteiros do jardim, faça a remoção de plantas invasoras e as podas de folhas, galhos ou ramos secos. Essa manutenção ajuda muito no desenvolvimento das plantas.

5) Lembre-se da adubação

Como as plantas estão despertando da dormência, precisam de bastante nutrientes para que possam crescer, estimular novas brotações, florações e frutificações. As adubações podem ser feitas a cada três meses com adubos orgânicos como húmus de minhoca, bokashi, esterco animal seco e bem curtido, torta de mamona, farelo de ossos, cascas de ovos trituradas, borra de café sem açúcar e com os materiais orgânicos provenientes da compostagem caseira. Para dar aquele “Up” nas plantas, invista nas adubações inorgânicas a cada trinta dias com o NPK 10.10.10 para gramados e folhagens em geral, no NPK 04.14.08 para flores e frutos ou no NPK 20.20.20 para manutenção de todas as plantas. A adubação é essencial para o desenvolvimento saudável das plantas!

6) Atente-se às pragas e doenças

Atenção quanto ao ataque de pragas como pulgões e cochonilhas. Os pulgões adoram atacar folhinhas novas das plantas e as brotações de Rosas, Mini-Rosas, Rosas do Deserto. Já as cochonilhas adoram climas quentes e úmidos e justamente por isso o ideal é manter duas plantas em local bem ventilado e arejado. Esse tipo de praga ataca plantas como Jibóias, Marantas e Calatheas, Costela de Adão, Antúrios, Ervas e Temperos, entre outros tipos de plantas.

7) Algumas plantas que florescem na primavera

Orquídea Phalaenopsis, Orquídea Dendobrium, Bromélia, Jasmim-manga, Lírio asiático, Mini-rosas, Brinco de princesa, Manacá de cheiro, Camélia, Primaveira, Gerânio, Violeta e Begônia.

Jucimara Lima

Blog da colunista social do LIBERAL, Jucimara Lima, com notícias e informações sobre Americana e região!