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Presença Digital

6 dicas para criar conteúdo para suas redes sociais

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

13 de agosto de 2021, às 11h22

O conteúdo é a única coisa que as pessoas não se cansam de receber e ainda pedem para receber cada vez mais. É através de conteúdos alinhados à estratégia de marketing digital que sua empresa poderá abrir caminhos para novas oportunidades, oferecendo produtos e serviços focados na necessidade do seu cliente.

A maioria das pessoas pensa que produzir conteúdo é uma coisa muito difícil, uma tarefa a ser destinada a especialista, porém, tenha em mente que o maior expert do seu negócio é você mesmo e, se você pode vender seu produto ou serviço, você também pode desenvolver conteúdos sobre ele.

É importante lembrar que o objetivo de um bom conteúdo não é conseguir curtidas nas redes sociais, mas sim gerar um relacionamento com seu cliente. A consequência de um conteúdo de qualidade será um engajamento natural dos interessados pelo que você está apresentando, e é esse relacionamento que poderá caminhar para uma venda.

Cada ambiente na internet, como o blog, site ou rede social possui suas características, seu tipo de público e suas formas de mensuração, por isso é fundamental que antes de desenvolver seu conteúdo, você já tenha em mente a definição da persona, isso é, conheça em profundidade o seu cliente ideal. Dessa forma, fica mais fácil produzir o conteúdo que de fato vai impactar seu potencial cliente.

Após analisar sua persona e listar os benefícios que seu produto ou serviço consegue resolver, fique atento as seguintes dicas:

Defina o tipo de abordagem – Nem todos os públicos entendem a mesma linguagem, por isso é importante que você avalie como vai chegar até cada um deles. Por exemplo: se seu tipo de público é de pessoas com mais idade, a sua linguagem precisa seguir essa linha, caso contrário o conteúdo pode não impactar da forma que você esperava.

Interaja com seus seguidores – Pessoas precisam de atenção nas redes sociais, então, dê atenção a elas. Não responder é o mesmo que dizer a sua audiência que você não se importa com eles. Tire algum momento do dia para interagir com o público, pois, além de poder sair uma venda através dessa interação, também podem sair boas ideias de outros conteúdos.

Crie conteúdo para cada plataforma – Cada rede social tem um formato diferente de conteúdo, embora você possa compartilhar conteúdo do blog ou site, o indicado é focar em estilos apropriados para cada uma delas;

Inove com formatos diferentes – Artigos, infográficos, posts, lives, reels, sempre é preciso mesclar os conteúdos, mas nas redes sociais o que mais dá certo são os vídeos curtos e boas imagens com informações objetivas.

Demonstre o seu lado humano – É fato que os usuários de redes sociais não gostam de respostas frias e prontas, eles querem interagir com pessoas, portanto, esteja a frente do seu negócio, tenha empatia pelo seu cliente e entenda exatamente o que ele precisa para oferecer a melhor solução;

Foque no seu objetivo – Todo o conteúdo deve ser criado de acordo com um objetivo. Alguns preferem aumentar a visibilidade do negócio, outros melhorar a sua imagem ou ainda, elevar o grau de relacionamento com o cliente. Entenda o que realmente você está buscando com essa estratégia;

Fique de olho nas métricas – Essa ação vai permitir que você faça uma análise do que está oferecendo. O conteúdo está bom? A forma que de apresentação é a correta? As pessoas gostam mais de ler ou ouvir o que tenho a dizer? Através dessa avaliação é possível mudar as estratégias sempre que houver necessidade.

Por fim, sempre se coloque no lugar dos seus seguidores. É simples, pois, todos somos usuários das redes sociais, então, pense em qual formato de conteúdo atrai melhor sua atenção e o que realmente funciona em um ambiente onde as pessoas estão buscando lazer e conhecimento ao mesmo tempo.

Geralmente, nas redes sociais, a maioria prefere conteúdos fáceis de acessar e que não sejam longos. Tente adaptar sua estratégia de uma forma simplificada para que ela atinja o maior número de usuários, assim, sua comunicação terá muito mais impacto.

Para saber mais sobre produção de conteúdo, no site da nossa empresa tem um guia que você pode baixar gratuitamente. Com certeza ele irá ajudar você a dar os primeiros passos rumo a produção de conteúdo.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana