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Presença Digital

5 tendências para o futuro do e-commerce

Embora não possamos prever o futuro, existem alguns sinais reveladores do que está por vir para o comércio eletrônico; confira quais

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

11 de março de 2022, às 07h36

Nos últimos anos, o comércio eletrônico já apresentava um vertiginoso crescimento em escala mundial. Com a chegada da pandemia, esse processo de crescimento foi ainda maior e fez com que o e-commerce tivesse um salto de grandes proporções, fazendo com que milhões de empresas, de uma hora para a outra, disponibilizassem seus produtos e serviços de maneira digital.

No Brasil, o crescimento do comércio eletrônico superou os 35%, ficando atrás somente da Argentina, que teve restrições mais severas na sua economia.

O reflexo dessa situação vai continuar por muito tempo, estima-se que até 2025 o comércio eletrônico no mundo atinja a cifra surpreendente de US$4,2 trilhões em receita. Devido à rápida inovação e mudanças deste mercado, o cenário de comércio eletrônico de amanhã ainda pode ser muito diferente do de hoje.

Embora não possamos prever o futuro, existem alguns sinais reveladores do que está por vir. Sendo assim, apresentamos cinco tendências que já estão mudando o futuro do comércio eletrônico no Brasil e no mundo:

1- Preços dinâmicos orientados a dados

A precificação dinâmica é quando as empresas ajustam os preços para refletir a demanda dos consumidores. Embora não seja um fenômeno novo, a IA (Inteligência Artificial) e as novas tecnologias tornaram essa aplicação mais precisa e muito mais acessível. Prova disso é que empresas como a Amazon já implementaram tecnologias que ajudam as empresas a otimizarem suas estratégias de preços e outras empresas já estão utilizando esse tipo de tecnologia para aumentarem seus lucros.

2- A inteligência artificial (IA) e a realidade aumentada (AR)

A inteligência artificial (IA) e a realidade aumentada (AR) estão transformando a experiência de compra online. Os chatbots habilitados para IA, assistentes virtuais e compras personalizadas habilitadas para IA já estão disponíveis na maioria dos grandes players do comércio eletrônico.

Esses aplicativos oferecem uma experiência de compra mais fácil e agradável para os consumidores. As tecnologias de IA e RA são impressionantes por si só, mas quando combinadas, elas aproveitam os pontos fortes uma da outra para fornecer uma experiência de compra  muito mais interessante, fazendo com que o consumidor seja fidelizado.

3- Realidade Omnichannel

Como você já deve ter percebido, a maioria dos consumidores pesquisa uma marca online antes de visitar uma loja física. Como a jornada do cliente agora tem uma infinidade de pontos de contato em vários dispositivos e plataformas, como: redes sociais, WhatsApp, entre outras, é importante que as empresas integrem totalmente seus canais para fornecer uma experiência de compra que atenda essa nova realidade dos clientes. Quando feitas corretamente, as estratégias omnichannel podem ser geradores de receita valiosos.

4- Visual Commerce

Estamos vivendo em um mundo de sobrecarga de informações, o que significa que as marcas estão constantemente competindo pela atenção dos consumidores. É por isso que a comunicação visual dos sites devem oferecer uma boa experiência aos visitantes.

Fotografias de alta qualidade, vídeos e AR de última geração estão sendo largamente utilizados pelas empresas para manterem seus consumidores envolvidos. O visual commerce pode ajudar a aumentar significativamente a receita das plataformas de comércio eletrônico.

De acordo com uma pesquisa da Shopify, os clientes que visualizaram um produto em AR tinham 65% mais chances de fazer uma compra.

5- Novas formas de pagamento

A inovação tecnológica visa tornar a experiência de compra online o mais simples possível e o pagamento é uma parte importante desse processo,por isso é crucial que as empresas ofereçam aos clientes uma variedade de opções de pagamento no checkout, para reduzir o abandono do carrinho.

Dessa forma, além das carteiras digitais, a tecnologia de blockchain vem ganhando terreno no universo do comércio eletrônico, à medida que as empresas se tornam cada vez mais abertas à aceitação das criptomoedas como forma de pagamento.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana