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Presença Digital

5 tendências do marketing digital para 2022

Confira dicas para aplicar no ano que vem e que trarão um grande impacto nas suas ações de marketing

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

17 Dezembro 2021, às 07h35 • Última atualização 17 Dezembro 2021, às 15h24

O marketing digital não somente mudou a forma de como as empresas se comunicam, como também possibilitou uma verdadeira revolução no mundo dos negócios. Milhares de empresas “surfaram” nessa nova onda e, de uma maneira nunca imaginada, conquistaram espaços em meio às empresas tradicionais e tornaram-se referência no seu mercado de atuação em um curto espaço de tempo.

Se você é daquelas pessoas que acha muito difícil acompanhar todas essas mudanças, temos uma notícia que pode deixar você desconfortável: essa revolução está apenas começando.

Nos próximos anos, o marketing digital sofrerá uma das suas maiores transformações, principalmente por causa do avanço dos algoritmos e do metaverso.  Por isso, preparamos uma pequena lista com 5 tendências que você deve ficar atento em 2022 porque já trarão um grande impacto nas suas ações de marketing.

 São elas:

1 – O Marketing de Influência continuará em alta

Em um mundo de negócios cada vez mais nichado, os influenciadores que são referência de seu mercado continuarão a ter um papel determinante no mundo digital. Para você ter uma ideia, só em 2021 esse mercado deve chegar a quase 14 bilhões de dólares e continuará a crescer.

A busca por audiência e públicos específicos será cada vez mais necessária e os influenciadores possuem um papel fundamental neste aspecto. Até mesmo marcas totalmente voltadas ao mercado B2B estão cada vez mais apostando nessa tendência.  No caso das marcas e empresas regionais, investir em influenciadores locais é uma grande sacada.

2 – Não há estratégia de marketing bem sucedida sem SEO

Podemos dizer que a otimização de mecanismos de buscas na internet, ou SEO como conhecemos, é uma das estratégias “mais antigas” do marketing digital. Porém, ela está muito longe de ser obsoleta.

Qualquer empresa que verdadeiramente queira se posicionar na Internet precisa se dedicar por esse caminho para ter resultados efetivos, ainda mais agora que os algoritmos de pesquisa se tornaram continuamente mais inteligentes e novas tecnologias, como a busca por voz, estão cada vez mais comuns.

3 – Conteúdo focado na experiência do usuário

Conteúdo é a nova moeda da Internet, ainda mais em um mundo onde as pessoas têm o acesso a todo um universo nas palmas de suas mãos. Porém, além de trabalharem na criação de bons conteúdos, as empresas devem criar experiências para cada estágio de suas interações com os clientes.

Essa experiência possibilitará, entre outras coisas, que sua empresa consiga construir um relacionamento mais forte com seu possível cliente, gerando mais engajamento e estimulando uma divulgação orgânica de sua comunicação.

4 – O metaverso é logo ali

O termo “metaverso” tornou-se popular quando o Facebook decidiu mudar o nome da empresa “mãe” para Meta, em uma aposta total a essa nova tendência tecnológica.

Para quem ainda está por fora, Metaverso é o termo utilizado para experiências virtuais e de realidade aumentada, que segundo os especialistas, será uma das maiores transformações digitais e que mudará a forma que nos conectamos na Internet, impactando nossas relações pessoais, relação de trabalho e também nossos hábitos de consumo.

Por mais que essa transformação esteja ainda no início,  esse momento traz uma grande oportunidade para as empresas, principalmente para aquelas que buscam entender a melhor forma de se beneficiar com essa transformação.

5 – Menos operacional, mais estratégico

Com o crescimento da automação e da inteligência artificial, muitas tarefas operacionais não são mais necessárias, o que impactou muito o trabalho pesado do marketing digital.  Atualmente, essas “inteligências” são capazes de tomar decisões muito mais acertadas do que uma pessoa tomaria, pois conseguem, entre outras coisas, analisar milhares de dados ao mesmo tempo.

Dessa forma, os profissionais de marketing devem se tornar mais estratégicos, buscando entender de fato as necessidades e dores de seus clientes, criando estratégias que possam humanizar essa relação digital e focar suas ações no que realmente importa para o crescimento dos seus negócios.

Como podemos ver, as mudanças e transformações nunca vão parar. Os profissionais de marketing devem aprimorar suas habilidades para permanecerem relevantes, e os empresários devem ter foco constantemente no aprimoramento digital das suas empresas.

Porém,  por mais que essas novas tendências e tecnologias tenham impactado o mundo dos negócios, não podemos nos esquecer que o que realmente importa são as verdadeiras bases e fundamentos do marketing, independente dos meios que serão empregados.

Em tempo, gostaríamos de agradecer a você que acompanha esta coluna e dizer que desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas e realizações!

Nos vemos novamente em 2022!

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana