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Presença Digital

5 erros de conteúdo que podem prejudicar sua empresa

Publicar conteúdos errados pode fazer com que seu conteúdo seja totalmente ignorado, e na pior das hipóteses, prejudicar a sua marca

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

23 de março de 2022, às 10h00

Acredite, assim como o bom conteúdo pode ajudar sua empresa a ter mais relevância e autoridade no mundo digital, um conteúdo de baixa qualidade pode prejudicá-la. Publicar conteúdos errados pode fazer com que seu conteúdo seja totalmente ignorado, e na pior das hipóteses, prejudicar a sua marca.

Dessa forma, fique atento nas dicas a seguir para que você possa criar apenas conteúdo que realmente ajudem sua marca.

1 – Cuidado com conteúdos muito negativos

Embora o conteúdo negativo seja bem mais compartilhado do que o conteúdo positivo, isso não representa que sua empresa terá benefícios ao atrelar sua marca a algo muito negativo, mesmo que este conteúdo viralize.

Não estamos falando para você não pode citar possíveis problemas que seu produto ou serviço pode resolver, mas muito cuidado para não exagerar na dose e ao invés de criar autoridade, apenas gerar repulsa do seu possível cliente.

2 – Cuidado com sua escrita

Se seu conteúdo estiver muito mal escrito, sua mensagem não ficará boa e pode até não ser compreendida. O mesmo vale para um design ruim do seu conteúdo. Boa escrita e design bem feito têm o poder de construir a personalidade da sua marca, tecer histórias e inspirar aqueles que acompanham você.

Não precisa ser nenhum redator publicitário para escrever bons conteúdos, mas deve sempre estar atento às regras da gramática e buscar ser o mais cordial possível com suas palavras, focando em ajudar seu possível cliente.

3 – Cuidado com o exagero de hashtags

As hashtags servem para ajudar as pessoas a encontrar seu conteúdo e aumentar a interação e o engajamento da sua mensagem. Mas, se você exagerar na dose, o resultado pode ser o contrário do esperado. Além disso, muitas hashtags também podem dificultar a leitura do conteúdo e diluir o impacto das mais relevantes.

Lembre-se que Instagram permite até 30 hashtags por postagem, mas o ideal é o uso de apenas três a cinco, que de acordo com o público que você quer alcançar, vai gerar os melhores resultados.

4 – Cuidado com o excesso de ofertas e promoções

Para muitas empresas, as redes sociais funcionam como verdadeiras vitrines virtuais. Atualmente, é impossível pensar em uma estratégia de divulgação de um produto ou serviço sem incluir uma boa estratégia de divulgação utilizando estes meios.

Porém, é importante focar mais em informações que possam ajudar seu cliente a resolver seu problema do que focar apenas em ofertas. Se você somente postar ofertas e promoções, certamente não conseguirá gerar um bom engajamento e atrair novos consumidores para seu negócio. Para ter um bom resultado, apenas 20% das suas publicações devem ser de ofertas e promoções, o restante deve estar focado em conteúdos relevantes para sua audiência.

5 – Cuidado com públicos errados

Você não atrai seu público-alvo se não escrever com esse público em mente. Antes de começar a escrever, crie uma imagem do seu cliente ideal, tente imaginar o que ele pensa, onde mora, do que gosta, quais são seus valores, crenças, dores, vontades…

Ao criar, pergunte: este conteúdo é apropriado para meus leitores? Eles encontrarão valor na informação? Estas informações ajudarão meu possível cliente a resolver seu problema? Somente dessa forma seu conteúdo poderá atrair o cliente certo.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana