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Presença Digital

5 dicas para fidelizar seus clientes

Atrair e, principalmente, fidelizar clientes é a peça-chave para impulsionar o seu negócio

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

03 de julho de 2022, às 10h34 • Última atualização em 07 de julho de 2022, às 19h30

Na atualidade, com a evolução do meio digital, a maneira de atrair e fidelizar clientes mudou e a sua empresa precisa aderir estas mudanças para avançar no mercado.

Independente do nicho de atuação, toda empresa tem como propósito atender as necessidades de seu cliente, seja prestando algum tipo de serviço ou proporcionando soluções em forma de produtos físicos e/ou digitais. Dito isso, podemos afirmar, então, que o cliente é a base de sustentação de qualquer negócio.

Dada a importância dos consumidores para o sucesso de uma empresa, atrair e, principalmente, fidelizar clientes é a peça-chave para impulsionar o seu negócio, colocando-o à frente da concorrência.

Antigamente, a maneira de atrair e fidelizar clientes era estabelecendo uma proximidade com o público-alvo. No entanto, devido à evolução do meio digital, a forma do consumidor contratar um serviço e comprar um produto mudou completamente, sendo necessário não apenas uma “proximidade”, mas sim criar uma conexão verdadeira para atrair e fidelizar a clientela.

Nesta era digital, a Internet e as redes sociais proporcionam uma maior interação com os clientes de modo instantâneo, o que nos permite fortalecer o relacionamento e criar uma conexão verdadeira com o público-alvo.

Pensando nisso, veja agora 5 dicas para fidelizar clientes utilizando o meio digital a seu favor:

1.  Autoridade no assunto

Graças à facilidade proporcionada pela Internet, as pessoas costumam pesquisar e checar informações antes de fazer qualquer compra ou contratar um serviço, afinal, elas querem ter certeza de que irão fazer um bom negócio.

Deste modo, uma das melhores maneiras de conquistar o seu público é mostrando autoridade no seu nicho que, por consequência, acaba gerando mais confiança.

Manter as redes sociais ativas e ter um site bem estruturado, divulgando com constância o trabalho da sua empresa e criando uma zona de engajamento com o público são excelentes maneiras de demonstrar que você realmente sabe o que faz e que a sua empresa é de total confiança.

Além disso, as pessoas costumam se sentir mais próximas quando a interação ocorre de modo mais pessoal, ou seja, quando conseguem acompanhar mais de perto, através de stories, reels ou shorts do Youtube. Isso gera conexão.

2.  Autenticidade e empatia

Provavelmente, esta é a dica mais fácil de seguir, afinal, colocar-se no lugar do outro é a melhor maneira de entender as suas vontades, dores e necessidades.

Através das redes sociais, compartilhe conteúdos e informações que são realmente valiosos e que irão, de algum modo, agregar à vida do seu público-alvo, indo além das vendas.

Lembre-se de que o seu cliente precisa sentir que, apesar de toda a sua autoridade no assunto, você não é superior a ele, na realidade, está apenas tentando contribuir para que ele realize as suas vontades, combata as suas dores e supra as suas necessidades.

Esse elo de empatia e autenticidade irá ajudar a sua empresa conquistar clientes e se destacar em meio a uma concorrência tão indiferente e genérica.

3.  Solucionando problemas rapidamente

Quando um cliente decide contratar um serviço ou comprar um produto, ele busca, de certo modo, facilitar a sua própria vida, afinal, a empresa propôs uma solução que ele ansiava.

No entanto, problemas sempre podem acontecer – seja devido a um produto quebrado, um sistema com mau funcionamento ou uma entrega atrasada – e, neste momento, o que importa para o cliente é como a empresa irá resolver este empecilho.

Entrar em contato com o cliente e solucionar o problema com agilidade evita que ele fique nervoso ao ponto de não querer mais ter contato algum com o seu negócio. Além disso, essa tomada de ação rápida demonstra profissionalismo e fortalece a sua credibilidade ao cliente, que se sente seguro para continuar comprando, pois sabe que não ficará desamparado caso ocorra outro problema futuramente.

4.  Não ignore os feedbacks

Os feedbacks são os melhores indicadores de qualidade do seu negócio, sinalizando o que está funcionando no momento e quais estratégias precisam ser modificadas.

Na era digital, as redes sociais são utilizadas frequentemente para registar feedbacks instantâneos e você precisa atentar-se a eles. Independente se o feedback é negativo ou positivo, valorize o posicionamento e mostre que tem interesse no que o seu cliente tem a dizer.

Se o feedback for negativo, encare as críticas como algo construtivo para o seu negócio e trabalhe para solucionar os pontos citados, além de transparecer de maneira clara ao cliente que o feedback dele foi realmente importante e que a empresa já está realizando as melhorias necessárias.

O fato de ser ouvido, mesmo que por um motivo não muito agradável (como é o caso do feedback negativo), faz com o que o seu público sinta que a empresa realmente está buscando o melhor e que a sua opinião é relevante e tem poder.

5.  Pergunte a opinião do seu público

Como vimos no tópico anterior, o feedback é essencial para saber qual a opinião do seu público em relação à empresa e aos produtos e/ou serviços que ela oferece. Por isso, caso não receba muitos feedbacks ou precise de alguma sugestão, pergunte ao seu público.

Utilize as redes sociais para perguntar o que precisa ser mudado, o que pode ser melhorado e outras sugestões importantes que serão úteis para conquistar um público cada vez maior.

No entanto, vale lembrar que esta ação precisa ser estrategicamente pensada e as perguntas devem ser elaboradas de modo que você obtenha as respostas, mas sem revelar muito ou tornar óbvio a sua intenção.

O intuito é apenas sondar o interesse do seu público para, assim, proporcionar soluções ideais de modo mais assertivo, fortalecendo o relacionamento cliente-empresa e fidelizando mais clientes.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana