24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Papo Fermentado

5 dicas de harmonização de cervejas com queijos

Por Papo Fermentado

12 de agosto de 2021, às 11h34 • Última atualização em 12 de agosto de 2021, às 11h35

Quem não gosta de uma boa conversa, boas companhias, uma música ambiente e uma seleção de queijos para completar essa atmosfera? Se você imaginou esse clima regado a uma garrafa de vinho, te convido a acompanhar algumas sugestões de harmonização com cervejas, das mais “simples” para as mais complexas.

Papo Fermentado Harmonização de cervejas com queijos – Foto:

Mussarela de búfala com Witbier

Esse queijo suave, leve e fresco faz um par perfeito com esse estilo de cerveja também delicado e refrescante. O exemplar mais fácil de encontrar é a Hoegaarden, que agora tem sua versão sem álcool e em lata. Tradicionalmente, são adicionadas cascas de laranja e sementes de coentro a esse estilo, portanto, as notas cítricas e condimentadas da cerveja incrementam os sabores do queijo.

Brie com Weizenbier

Temos novamente um queijo suave, porém com maior untuosidade. Portanto, uma cerveja bem carbonatada auxilia a contratar a cremosidade, além disso, a cerveja de trigo alemã complementa os sabores do queijo com suas notas de cravo, banana, tutti frutti. Indicamos Eisenbahn Weizenbier e Paulaner Hefeweizen.

Provolone com Rauchbier

Que tal harmonizar por semelhança? O provolone possui notas defumadas e o estilo alemão Rauchbier também. Ao contrário do que se imagina, no paladar o defumado arredonda-se e diminui a intensidade, a untuosidade do queijo também é contrastada com as notas mais tostadas no malte e carbonatação da cerveja. Indicamos a Conclave da Cervejaria Pratinha e a Schlenkerla Rauchbier Märzen.

Parmesão com Dry Stout

A versão alcoólica do “café com leite”. Parmesão é um queijo untuoso e de salga mais elevada. A Dry Stout, por sua vez, é uma estilo de cerveja com notas evidentes de café, seu amargor contrasta a untuosidade do queijo e a forma como a torra interage com o sal é uma delícia, trás uma explosão de umami no paladar e a salivação persiste. Indicamos o rótulo Guinness Draught.

Gorgonzola com Quadrupel

Este queijo azul tem aroma pungente característico, perfil de sabor intenso, que vai do salgado ao picante e possui cremosidade que podemos perceber logo no corte e ao ingeri-lo, preenche toda nossa boca. Cervejas dos estilos American/English IPA, Brown Ale, Porters, Stouts e Barley Wines são ótimas pedidas, mas nossa preferida é com o estilo belga Quadrupel que possui potência alcoólica, notas de caramelo, nozes, chocolate, uvas passas, noz moscada, cravo… bem complexa. A base maltada da cerveja equilibra o salgado do queijo e sua potência alcoólica auxilia no corte da cremosidade, enquanto os sabores frutados e condimentados se entrelaçaram com o perfil picante do gorgonzola e as notas de tosta da cerveja contrastaram com o umami.

Depois conta para nós qual você mais gostou.

Saúde!

Papo Fermentado

Blog do casal Fernanda Brito e Bruno Martinelli, sommeliers de cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil. Amamos contar nossas experiências gastronômicas, a história que envolve a linha do tempo da cerveja e dicas para quem quer se aventurar nesse universo. Fale com a gente pelo ola@papofermentado.com.br ou WhatsApp (16) 99339-1221. Nas redes sociais, somos o @papofermentado.