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Presença Digital

5 ações fora do radar para potencializar o crescimento no Instagram

Conseguir ser notado de maneira orgânica, ou seja, sem investir em patrocínio de conteúdos, está cada vez mais difícil

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

05 de novembro de 2021, às 07h23 • Última atualização em 05 de novembro de 2021, às 07h24

Conseguir novos seguidores para sua conta do Instagram é um dos maiores desafios atualmente. Com mais de 1 bilhão de pessoas, a rede a cada dia que passa parece dar sinais de “esgotamento”, logo, conseguir ser encontrado e notado de maneira orgânica (sem investir em patrocínio de conteúdos) está cada vez mais difícil.

Existem algumas dicas e ações estratégicas que você pode experimentar e que poderão fazer com o seu conteúdo chegar a mais pessoas, aumentando assim a sua chance de crescer de maneira consistente e orgânica na rede, confira:

Criação de séries de conteúdo em vídeo

Os vídeos se tornaram parte vital do Instagram e atualmente é possível criar, inclusive, conteúdos longos como séries de conteúdo e se conectar com sua audiência ao mesmo tempo que lança uma rede mais profunda para alcançar novos públicos que possam se interessar pelo seu negócio.

Não podemos nos esquecer que conteúdos em vídeo tendem a obter mais atenção, gerando muito mais engajamento que, por consequência, pode resultar em mais seguidores.

Aposte na inclusão

Ter uma conta do Instagram acessível, inclusiva e diversa não é apenas a coisa certa a fazer, mas também é uma maneira de impulsionar seu envolvimento, atrair mais seguidores e fortalecer sua audiência. A primeira coisa a fazer é incluir legendas em seu conteúdo de vídeo do Instagram.

85% dos vídeos no Facebook são assistidos sem som, portanto, tornar seu conteúdo acessível e sem áudio faz toda a diferença na hora de impactar mais pessoas. As legendas não são apenas ótimas para pessoas que assistem sem som, mas também são essenciais para pessoas com dificuldades auditivas.

Foco nos micro influenciadores

Se você deseja alcançar novos públicos no Instagram, trabalhar com micro influenciadores pode ser uma ótima opção. Embora grandes influenciadores, com os perfis verificados e  milhares de seguidores possam ser tentadores, esses influenciadores podem não ser a melhor escolha para sua marca ou empresa, além de cobrarem um valor muito alto para vincular seu perfil a marca da sua empresa.

De acordo com um estudo recente da consultoria Makerly , micro influenciadores com entre 10 mil e 100 mil seguidores, oferecem uma melhor combinação de engajamento e alcance.

Além disso, como os micro influenciadores trabalham em uma escala menor, eles tendem a ter menos postagens patrocinadas, são mais conhecidos e têm maior autoridade em seus nichos específicos.

Aposte em descrições mais longas

O Instagram costumava ser totalmente voltado para os recursos gráficos e visuais, como fotografia de alta qualidade e outras imagens. Mas agora, o foco da plataforma está mais voltado ao conteúdo, abrindo espaço para informações mais densas e completas.

De acordo com as últimas pesquisas, atualmente as descrições serão preenchidas com um comprimento médio de legenda de mais de 400 caracteres, o que na média pode chegar a 70 palavras.

Os influenciadores foram os primeiros a aderir a essa tendência, compartilhando descrições extensas em suas postagens para dar uma visão maior de seu mundo ou para compartilhar suas percepções sobre o seu cotidiano e os acontecimentos atuais. Mas, as empresas também estão começando a tirar proveito da tendência, especialmente quando se trata de aumentar a conscientização para as causas com as quais se preocupam.

Crie hashtags exclusivas para a sua marca

Hashtags de marca no Instagram são uma ótima maneira de ajudar a divulgar o seu negócio, encontrar conteúdo gerado pelo usuário, construir uma audiência mais forte e atrair novos seguidores.

Uma hashtag de marca é uma hashtag exclusiva da sua empresa. Pode ser tão simples quanto o nome da sua empresa, slogan ou o nome de um de seus produtos, eventos ou campanhas.

Uma das melhores maneiras de aumentar o engajamento em sua hashtag é com ações que incentivem sua base de clientes. Por exemplo, em uma campanha específica, você pode incentivar seu público a usar #suacampanha para ter a chance de aparecer em suas redes sociais e ainda obter alguma vantagem comercial ou brinde.

Aumentar o número de seguidores e o engajamento no Instagram pode muitas vezes parecer um desafio, mas a oportunidade está em você focar em estratégias diferenciadas, que poucas pessoas estão atentas.  

E finalmente, vale lembrar que o sucesso em qualquer rede social, é uma combinação de conteúdo criativo, direcionando o público certo e com regularidade.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana