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Presença Digital

4 termos fundamentais no mundo do Marketing Digital

Todas as áreas de atuação possuem termos específicos que são essenciais para o seu nicho e isso não é diferente no mundo do Marketing Digital

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

12 de agosto de 2022, às 08h57

O Marketing Digital é um nicho que, graças ao avanço constante da Internet e das redes sociais, está em plena ascensão no mercado mundial. Dito isso, é comum que cada vez mais pessoas queiram integrar e fazer parte deste ramo considerado um dos mais lucrativos da atualidade.

Contudo, para aderir às maravilhas do Marketing Digital é preciso, primeiramente, entender alguns termos específicos que são essenciais para o entendimento da dinâmica e funcionamento deste compilado de ações e estratégias de venda no meio digital.

Conheça agora 4 termos fundamentais no mundo do Marketing Digital para quem quer adentrar este mercado:

  1. Autoridade

A “autoridade” no meio digital nada mais é do que o nível de sabedoria, conhecimento e instrução que os outros relacionam a você através do seu negócio.

Como bons exemplos de autoridade, temos o McDonald’s que é uma autoridade em fast food, já a Coca-Cola é em refrigerantes, enquanto a Apple possui autoridade em Smartphones e outros dispositivos digitais.

Resumidamente, quando a sua empresa vende um produto específico ou oferece determinados serviços, ela envolve todo um conceito que muda a percepção das pessoas sobre a sua marca, ou seja, você acaba criando uma verdadeira presença digital.

Por meio do Marketing Digital é possível fazer com que seu público interaja, reconheça e se torne verdadeiros fãs da sua empresa. Isso é autoridade!

  • Call-to-action (CTA)

Termo em inglês para definir a “chamada para ação”, a Call-to-action (CTA) pode ser considerada, simplificadamente, como aquela frase final presente em toda publicação, seja em vídeo, artigo ou post de redes sociais que demande uma ação direta ao seu público-alvo.

Um exemplo clássico – que você já deve saber de cor e salteado – é o famoso “Gostou do vídeo? Então curta, comente, compartilhe e ative o sininho” em quase todos os vídeos de qualquer segmento do Youtube.

As CTA’s são de extrema importância para que você promova a interação do público com seu conteúdo, fazendo com que ele se mova, ou seja, ENTRE EM AÇÃO com a sua marca e negócio. 

  • Engajamento

O engajamento no Marketing Digital significa o quanto a sua audiência interage com você, seja através de curtidas, comentários, respostas das CTA’s, respostas de Stories, visualizações dos vídeos, entre outros.

É extremamente importante medir o engajamento de forma constante, para que você saiba o que sua audiência realmente gosta e o que não lhe agrada, para assim, poder produzir um conteúdo que agregue conhecimento e também seja de interesse do seu público-alvo.

  • Funil de vendas

O funil de vendas pode ser dividido em 3 partes, sendo elas: topo, meio e fundo de funil. Essa divisão é a forma como os seus clientes são classificados durante o processo de vendas e, para cada parte, você fornece um conteúdo diferente.

O topo de funil é para o público-alvo que não tem muita consciência do seu produto/serviço, enquanto o meio é para clientes já familiarizados com o seu negócio. Já o fundo de funil é para clientes que estão com a decisão de compra praticamente tomada, precisando apenas de um leve “incentivo”.

Estes foram os 4 termos fundamentais utilizados no Marketing Digital, mas saiba que existem diversas outras expressões recorrentes neste meio que possuem significados diferentes e transmitem ideias incríveis que podem ser aplicadas ao seu negócio.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana