21 de maio de 2022 Atualizado 11:29

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Presença Digital

4 formas que o metaverso vai mudar sua vida

Conceito passou a estampar todos os noticiários, tornando-se um termo conhecido por praticamente qualquer pessoa conectada à Internet

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

07 Janeiro 2022, às 11h00

Logo após a notícia dada pelo próprio Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, de que sua empresa mudaria de nome para Meta, o conceito do metaverso passou a estampar todos os noticiários, tornando-se um termo conhecido por praticamente qualquer pessoa conectada à Internet.

Porém, apesar de amplamente divulgado, o termo ainda gera confusão. Podemos dizer que o metaverso é um ambiente, mundo virtual ou de realidade aumentada, que você acessa através de dispositivos, como smartphones, óculos 3D, luvas táteis, entre outros, onde será possível que você interaja com outras pessoas presentes nestes ambientes de maneira virtual.

Sim, sabemos que tudo isso parece complicado e um tanto futurista, mas por mais haja a necessidade de muita tecnologia para colocar em prática essa realidade, a ideia do metaverso não é tão nova. Livros da literatura cyberpunk como o “Snow Crash” dos anos 80 e filmes como o Matrix já traziam no seu enredo a ideia do metaverso.

Atualmente, a temática do metaverso é tratada em filmes como “Tron” e séries como “Upload’ (nela, após a morte, a “consciência” do falecido é eternizada em um “paraíso” virtual onde quase tudo é possível), e na série cyberpunk “Altered Carbon”, onde pessoas podem construir relacionamentos e amizades com entidades que não existem no mundo real, como é o caso do personagem Poe, um AI avançado que ajuda o protagonista da série.

Além dos filmes, os games já trazem esses conceitos há algum tempo. Como um dos pioneiros, podemos destacar o Second Life, que como o próprio nome diz “Segunda Vida”, permitia que você criasse um avatar para viver uma vida virtual dentro do computador. E mais recentemente o Pokémon Go, que através do uso da realidade aumentada, possibilita que os jogadores “capturem” pokémons virtuais “inseridos” digitalmente em ambientes físicos.

O metaverso é uma das tecnologias mais disruptivas da atualidade. Não podemos esquecer que, para nós, o metaverso poderá transformar a maneira como marcas, proprietários de negócios, designers e profissionais de marketing estão anunciando e promovendo seus produtos e serviços.

Logo abaixo vamos mostrar quatro formas de como essa tecnologia vai mudar sua vida e você entenderá um pouco mais esse conceito que já está se tornando realidade:

1. Mudará a forma de como compramos e consumimos

Acredito que você já tenha usado um aplicativo como o iFood ou ainda já tenha comprado em algum comércio eletrônico. No entanto, no metaverso, as pessoas construirão seu próprio avatar virtual e irão comprar roupas, casas e muitos outros itens digitais.

Também será possível comprar coisas físicas no metaverso, porém através de uma experiência muito mais completa. Imagine você entrar virtualmente em uma loja e “experimentar” as roupas virtualmente, antes de fechar o pedido? No metaverso isso será possível.

Também será possível visitar casas, acessar interiores de veículos e interagir com outros produtos virtualmente antes de fazer as compras. Portanto, as marcas precisam construir essas coisas com base nas preferências do consumidor no metaverso.

2. Mudará totalmente como trabalhamos

A pandemia já trouxe uma mudança gigantesca na forma como trabalhamos. De uma hora para outra, para muitas empresas o home office se tornou a realidade e o trabalho remoto através de aplicativos de videoconferência tornaram-se comuns no nosso dia a dia.

E, se para muitas pessoas essa mudança já foi gigantesca, com a popularização do metaverso as mudanças serão muito maiores. Ao invés de se reunir com as pessoas através de aplicativos de videoconferência, você vai poder participar de uma reunião virtual, em um ambiente produzido através de realidade virtual e interagir com as outras pessoas como se estivesse frente a frente com elas.

Segundo Bill Gates, fundador da Microsoft, daqui 2 ou 3 anos a maioria das reuniões virtuais vai acontecer no metaverso.

3. Possibilitará um aumento do envolvimento das marcas

Atualmente, muitas empresas adotam como estratégia, o marketing de conteúdo, a fim de  promover seus produtos e serviços, e criar mais afinidade com seu público.  No metaverso, essa estratégia será potencializada e poderá ser uma excelente oportunidade para a construção de um sólido relacionamento com seu cliente.

As marcas podem aproveitar as possibilidades de interação no metaverso para buscar uma imersão profunda com seu cliente e assim criar um relacionamento que gere mais valor com seu mercado consumidor.

4. Revolucionará o entretenimento

A indústria do entretenimento também será fortemente impactada com a evolução do metaverso. Artistas, personalidades esportivas e influenciadores digitais que hoje fazem grande sucesso na internet, terão participação ativa no metaverso, com avatares que irão interagir com seus fãs, fazendo shows e apresentações dentro do ambiente virtual.

E essa transformação já começou, prova disso é que artistas como Justin Bieber já fizeram shows dentro do metaverso e essa experiência voltada para poucos neste momento, será amplamente acessível assim que as tecnologias ficarem mais baratas e disponíveis.

No Brasil, diversas personalidades seguem o mesmo caminho. A apresentadora e influenciadora Sabrina Sato já conta com uma versão digital de si mesma, a Satiko, já preparando o caminho para alavancar sua carreira no metaverso.

Não podemos nos esquecer do fato de que as pessoas não estarão perdidas no metaverso. Da mesma forma que acontece nas redes sociais atualmente, no metaverso elas terão amigos, relacionamentos, farão compras e isso pode impactar totalmente suas decisões. Portanto, as empresas precisam buscar entender como as pessoas se comportam e interagem com outras nesse ambiente para continuarem relevantes para seus clientes.

Esperamos ter ajudado você a ficar um pouco mais por dentro de algumas das mudanças que virão com Metaverso, e de como ele poderá transformar o modo que nos relacionamos, a forma como nos socializamos e também como as empresas poderão utilizar essa realidade para encontrar novas oportunidades de negócios.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana