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Presença Digital

4 ações para sua empresa ser mais notada no Instagram

Rede social vai passar por uma grande mudança, tanto estruturalmente como também nas questões de segurança e privacidade da plataforma

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

14 de janeiro de 2022, às 07h24

A pouco tempo, tivemos a notícia que o Instagram vai passar por uma grande mudança, tanto estruturalmente como também nas questões de segurança e privacidade da plataforma. O retorno do feed cronológico e a possibilidade de dar like nos Stories estão entre as novidades.

Outro novo recurso que será liberado é o chamado “editar a grade”, que permitirá reordenar as publicações do perfil. A novidade será muito bem-vinda para os amantes do “feed arrumado”, lojas ou perfis de produtores de conteúdos que desejam utilizar o feed para destacar postagens importantes ou priorizar os favoritos, além de e-commerces que usam o seu perfil como vitrine.

Porém, mesmo com a rede apresentando uma série de novidades para se manter interessante aos seus usuários, alguns conceitos não irão mudar e, com o crescente aumento dos usuários na rede, entender estes conceitos poderão fazer com que as empresas estruturem sua comunicação de forma mais assertiva e com isso traga mais visibilidade para seu conteúdo.

1 – Foco nas melhores fotos

O Instagram começou com uma rede social baseada em fotos e, apesar de atualmente a rede estar mais focada em conteúdo e outros formatos como vídeos, as fotos continuam com um grande “poder” de atrair a atenção de um determinado público.

Não podemos esquecer que atualmente os smartphones possuem recursos que possibilitam fotos praticamente profissionais e, se tratando de conteúdo, fotos são mais simples de produzir, se comparado a vídeos, artes e animações.

2 – Crie uma estética própria

As pessoas também seguem as contas do Instagram por causa de sua estética. O estilo das fotos, a forma como o conteúdo é exposto, todos estes fatores podem contribuir para chamar a atenção do público certo.

Sua empresa não pode ter esse apelo se estiver mudando constantemente o estilo e design de seu conteúdo, alternando entre cores, conceitos ou brincando com estilos diferentes dia após dia.

Isso não significa que sua empresa deve manter um único estilo para sempre. Você é livre para evoluir. Quando se trata de chamar a atenção nesta rede, ter um estilo reconhecível e amplamente consistente pode fazer toda a diferença.

3 – Interaja com seus seguidores

Lembre-se, o Instagram é uma rede social, não apenas uma plataforma de publicação. Para realmente ter sucesso, você precisa se integrar à sua comunidade do Instagram.

Isso significa, no mínimo, responder aos comentários que você recebe em suas postagens e marcar pessoas e lugares que estão ou são relevantes para suas fotos. Em troca, eles receberão uma notificação e podem até marcar você de volta. Se você ainda está tentando descobrir como evoluir nessa rede social, isso deve ser a primeira coisa a ser feita.

4 – Mostre os bastidores do seu negócio

Os stories são uma parte fundamental da plataforma e pode ser uma ótima maneira de criar lealdade e engajamento em sua audiência. Um fato importante, é que os stories são uma ótima maneira de compartilhar conteúdos mais dinâmicos e despojados, que podem mostrar os ” bastidores” do que você está compartilhando em seu perfil principal.

E não podemos nos esquecer que atualmente, os stories permitem incluir links para seu site ou um conteúdo específico fora da rede social. Isso é algo que você não consegue fazer em suas principais postagens do Instagram, tornando-se uma das únicas maneiras de direcionar seus seguidores do Instagram para outros lugares.

Ao implementar algumas ou todas as dicas listadas aqui, você não apenas criará um perfil muito mais atraente, mas também se tornará uma parte real de sua própria comunidade no Instagram e poderá até ganhar dinheiro.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana