28 de março de 2024 Atualizado 08:15

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

2021, um novo tempo

Por Henrique Matthiesen

29 de dezembro de 2020, às 07h58

A minha geração jamais conheceu um tempo tão desafiador e difícil como este vivenciado em 2020 com a pandemia da Covid-19. Aos que não se contaminaram pela ignorância ou pelo declínio civilizacional do negacionismo, recearam, ou pior, temeram.

Milhares de vidas foram ceifadas. Cenas marcantes descortinaram humanidades, como aquela do papa Francisco, na Praça de São Pedro, em prece na solidão pandêmica. Muitos choraram, muitos venceram, muitos mantiveram a serenidade e a esperança.

Neste cenário exaustivo de aprendizado e reflexão muitos recorreram à invenção dos povos antigos que nos ajuda na contemporaneidade, ou seja, aos inventores babilônicos que viveram entre 1950 A.C e 539 A.C, na Mesopotâmia, e foram os primeiros a marcar a passagem do tempo.
Ao construir o relógio de sol dividiram o dia em 12 partes e depois em 24 – as horas – que usamos até hoje.

Ressalta-se, porém, que a percepção de tempo, antes da invenção humana, surge na sabedoria divina, onde no livro de Gênesis tem seu sentido “origem” e “criação”.

Neste contexto temporal surge o calendário, necessidade intrínseca de organizar o tempo, de registrar sua evolução, de demarcar ciclos. Ao transplantarmos o ano de 2020 vem as boas novas de um novo ciclo.
Alvissareiras notícias vindas da ciência trazem a esperança da vacina, da superação, e do encerramento desse período que adoece, mata e enluta a humanidade. Renasceremos e renovar-nos-emos em um novo ciclo, em um novo tempo.

Afinal, qual a grande lição deixada por este tempo apreensivo e doloroso? Qual o aprendizado aprendido? Tempos difíceis são inerentes da História humana, como também a superação de tal tempo. Que venha 2021 com vacina, fé, esperança e um novo tempo.

Henrique Matthiesen é formado em direito e pós-graduado em sociologia

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.