20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

2021, o ano que enfim terminou

Por Candice Almeida

13 de janeiro de 2022, às 07h36

Faz praticamente dois anos que vivemos quase o dia da marmota, como no filme “O Feitiço do Tempo”. As preocupações se repetem, as estratégias também. Nem os medos se renovam, são os mesmos. Faz quase dois anos que vivemos entre a nostalgia e a expectativa. E o tal “novo normal” nunca vem. Esperar o fim da pandemia é mais angustiante que esperar Godot.

E as listas? Listas – sejam pré ou pós-tecnologia – sempre foram úteis. A de aprovados nos vestibulares faz a alegria de tantos. A de convocados, seja para o que for, premia o esforço de quem buscou. A de indicados ao Oscar exalta a arte. E o que dizer dos indicados ao Jabuti? Tanto orgulho de escritores e autores que, enfim, ganham destaque no cenário nacional. Já a de Schindler, por exemplo, salvou tantos judeus. Qual seria a sua lista preferida para este ano? Quem você deixaria de fora da sua?

Neste 2022, para além de um ano novo, cabem metas e desejos. Por isso, listei meus desejos (ou metas) e, também, para que o resto de nossa vida seja menos repetitivo.

Mais letras de Chico, muitos versos de Vinícius. Mais melodias de Tom, muito cinema em dia de semana. Mais traços de Niemeyer, muito almoço gostoso e só com quem importa. Mais lives de Toquinho e de Caetano, muita Bossa Nova na voz de João Gilberto. Crônicas de Martha Medeiros todo dia, mais olhar infantil para despertar a fantasia, mais valorização de professores de todas as categorias, enaltecimento dos profissionais da saúde e mais gentileza.

Nosso futuro sofreu uma tentativa de cancelamento. Mas, fomos à luta: resistimos, perseveramos, aprendemos e ressignificamos.

Há muito o que fazer ainda. Ainda estamos caminhando pela floresta em busca das migalhas deixadas para encontrar o caminho em que estaremos a salvo: do vírus e das incoerências.

Foi uma longa quarentena de saudade. Que possamos lembrar com carinho dos que ficaram pelo caminho ao longo dos últimos anos e que possamos evitar novas perdas.

Candice Almeida é professora de redação do Colégio Positivo

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.