Zona Azul de Sumaré terá 2.890 vagas de estacionamento rotativo

Administração municipal abre na próxima semana processo licitatório para reimplantar sistema, que não funciona desde 2017


A Prefeitura de Sumaré informou nesta quinta-feira que vai abrir na semana que vem o processo licitatório para reimplantar a Zona Azul na área central. O estacionamento rotativo terá um total de 2.890 vagas, que serão instaladas em três etapas. A primeira fase prevê a implantação de 770 vagas.

A cidade está sem Zona Azul desde julho de 2017, quando o Governo Luiz Dalben (PPS) lacrou os parquímetros “de surpresa” após o vencimento do contrato com a Rizzo Mobiliário Urbano Ltda. Na época, o Executivo justificou que o fim da relação com a empresa aconteceu após o rompimento de cláusulas, como a entrega de duas motos para o serviço público.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Rua Dom Barreto, na região central de Sumaré: Zona Azul volta ao município em três etapas

Em reunião com a Acias (Associação Comercial e Industrial de Sumaré) na quarta-feira, o prefeito informou que o edital e o termo de referência já foram concluídos. A licitação será aberta na semana que vem, mas o dia exato não foi informado.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o novo projeto prevê expansão da Zona Azul e implantação em três etapas. A primeira, com 770 vagas, priorizará as principais vias de maior concentração do comércio. Posteriormente a segunda e terceira fase trarão 559 vagas e 1.561 vagas, respectivamente.

“Vai ser aberto o processo licitatório semana que vem. Só a partir de conhecermos a empresa vencedora da licitação que poderemos afirmar o lançamento da primeira fase”, informou a prefeitura, que também não especificou um cronograma para as fases subsequentes.

Em entrevista ao programa Liberal No Ar, transmitido pelas emissoras de rádio VOCÊ (AM 580) e FM Gold (94,7 FM), em julho deste ano, o presidente da Acias, Juarez Pereira da Silva, disse que uma das reivindicações futuras sobre o tema seria a possibilidade de implantação da Zona Azul em outras regiões comerciais da cidade, como Nova Veneza. Entretanto, a medida não é cogitada no momento pela prefeitura.

“A solicitação da Acias é para a região central. Não há nada definido para outras regiões”, disse a prefeitura.

Ruas que terão cobertura da Zona Azul na primeira etapa:

  • Avenida 7 de Setembro entre as Ruas Júlia de Vasconcelos Bufarah e Avenida Rebouças
  • Ruas Antonio Jorge Chebab, Antonio Vale Mello, Dom Barreto e José Maria Miranda entre a Praça da República e Justino França
  • Ruas Pedro Consulente e Luiz Duarte entre Angelo Ongaro e Praça da República
  • Ruas Arlete Maria de Marchi entre Praça Manoel de Vasconcelos e Rua Ângelo Ongaro
  • Rua Justino França entre Ângelo Ongaro e José Maria Miranda
  • Rua Angelo Ongaro entre Avenida Rebouças e José Maria Miranda
  • Rua Bandeirantes entre a Justino França e Avenida 7 de Setembro
  • Praça da República entre Avenida Júlia Vasconcelos Bufarah e Rua Dom Barreto
  • Praça Manoel de Vasconcellos entre a Rua Dom Barreto e Praça das Bandeiras
  • Rua Emílio Leão Brambila entre as Avenidas 7 de Setembro e Rebouças.
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora