28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

UPA Macarenko tem 95% dos leitos ocupados em Sumaré

Município vive momento de salto nas internações de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus

Por Leonardo Oliveira

09 de março de 2021, às 17h38

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Macarenko, em Sumaré, está com 95% dos leitos ocupados. O município vive um momento de salto nas internações de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus (Covid-19).

O LIBERAL noticiou nesta segunda-feira que o avanço da doença tem causado a morte de pacientes que aguardam por uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Diante de denúncias de um iminente “colapso” na UPA Macarenko, a reportagem tentava, desde a semana passada, informações sobre a estrutura do local, mas a prefeitura não respondia às demandas.

Nesta terça-feira (9), no entanto, a administração municipal divulgou que a UPA Macarenko tem, hoje, 40 leitos de enfermaria e de unidade respiratória, sendo que 95% deles estavam ocupados até a segunda (8).

Em nota enviada ao LIBERAL, o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, afirmou que os leitos estão dando conta da demanda atual.

“Desde o início da pandemia estamos trabalhando para oferecer o melhor atendimento a nossa população, em continuidade ao plano de contingência, adequando o setor conforme as necessidades, com ampliação dos leitos, capacitação das equipes e criação dos espaços de referências. Felizmente, nossos leitos têm sido suficientes para atender todos os casos, porém, queremos estar preparados para uma necessidade”, comentou o prefeito Luiz Dalben. 

Ao ser perguntada sobre as ações que realizava no combate à doença, a prefeitura destacou a instalação de mais dez leitos na UPA Macarenko – o local deverá receber mais leitos gradativamente, diz o executivo.

“A Administração Municipal já havia ampliado os leitos das UPAs Matão e Macarenko; e todas as outras 22 unidades de saúde da Atenção Primária estão voltadas para o atendimento do coronavírus, seguindo os critérios do Ministério da Saúde. Além disso, a Secretaria de Saúde disponibiliza seis unidades de referências para tratamento da Covid-19”, acrescenta.

Na cidade, os moradores que apresentarem sintomas leves da doença devem procurar as seguintes unidades:

Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga) e Região de Nova Veneza (PA-CIS Nova Veneza, segunda entrada).

“Seguimos com fé em Deus, muito trabalho e respeito à nossa população. Em nome do Comitê de Proteção e Enfrentamento ao Coronavírus em Sumaré, fazemos um apelo à população, para que siga as medidas de proteção e segurança. Precisamos da união e conscientização de todos neste momento”, afirmou o prefeito Luiz Dalben. 

Caso de paciente que morreu à espera de vaga de UTI

Neste domingo (7), o frentista Antonio Carlos Colin, diagnosticado com a doença, morreu, aos 52 anos, à espera de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

Ele estava internado na unidade do Macarenko. Sobre o caso, a Prefeitura de Sumaré informou que os pacientes com sintomas graves são transferidos via Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).

“A estabilização clínica depende da reação de cada paciente ao tratamento e isso não impede sua transferência. A liberação da vaga, dos pacientes cadastrados, é feita exclusivamente pela CROSS”, destaca.

Publicidade