18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ônibus

Sumaré tem queda de 72% de passageiros no transporte público, diz prefeitura

Após o decreto do isolamento social, o serviço passou a transportar, em média, 4.512 passageiros diariamente

Por Da redação

06 de maio de 2020, às 18h52 • Última atualização em 06 de maio de 2020, às 19h58

Desde o início da quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o transporte público de Sumaré tem registrado queda no número de passageiros que utilizam o serviço diariamente. Uma avaliação técnica da SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural), da prefeitura, apontou redução média de 72%, desde o dia 23 de março.

Ônibus são fiscalizados para saber se normas de enfrentamento à Covid-19 estão sendo cumpridas – Foto: Prefeitura de Sumaré / Divulgação

Para se ter uma ideia comparativa, a média de usuários em dias de semana antes da quarentena era de 17.087 pessoas por dia. Após o decreto do isolamento social, o serviço passou a transportar, em média, 4.512 passageiros diariamente. Os números para finais de semana também registram quedas.

Máscaras

A prefeitura reforça aos usuários do transporte municipal que, a partir desta quinta-feira (7), o uso de máscaras passa a ser obrigatório em todo território estadual. Portanto, os passageiros deverão usar o equipamento de proteção sempre que houver a necessidade de sair de casa, sem exceções.

“O isolamento social é a ferramenta mais eficaz para frear a disseminação do novo coronavírus. Mas, sabemos que ainda existem trabalhadores que não conseguem permanecer em casa e precisam utilizar o transporte público. Nestes casos, importante lembrar que o uso de máscara passará a ser obrigatório”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Outra medida importante relacionada ao transporte na cidade foi a determinação, por meio do Decreto 10.776 (que estabelece algumas ações no enfrentamento ao coronavírus), da manutenção da higienização do transporte público e disponibilização no interior de cada veículo frascos de álcool em gel para uso dos cobradores e motoristas.

Agentes da SMMUR fazem a fiscalização e, se algum veículo estiver fora dos padrões de higiene, a empresa é comunicada.

Publicidade