Com 6 casos suspeitos de coronavírus, Sumaré suspende aulas da rede municipal

Em função do coronavírus, prefeito suspendeu ainda as atividades esportivas e culturais da prefeitura, ações da Melhor Idade e também grandes eventos


Visando medidas de segurança contra o novo coronavírus, o Covid-19, o Prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, assinou decreto na última sexta-feira suspendendo de forma gradual as aulas da rede municipal de ensino, atividades esportivas e culturais da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da cidade, atividades envolvendo grupos da Melhor Idade e também grandes eventos.

Atualmente, a cidade investiga seis casos suspeitos de coronavírus, sendo que uma outra suspeita já foi descartada no município.

As informações foram divulgadas pela assessoria de comunicação do Executivo neste sábado e dão conta de que o município também pretende disponibilizar diariamente boletins sobre a doença, na página da própria Prefeitura de Sumaré, a fim de manter a população atualizada sobre a doença.

Foto: Nazionale Anpas
Casos de Coronavírus seguem aumentando no Brasil e em vários outros países

O mesmo decreto estabeleceu ainda o Comitê de Prevenção e Enfrentamento, com servidores de secretarias municipais e da Câmara de Sumaré, que vai justamente divulgar ações do município sobre prevenção e transmissão do vírus.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

“Sumaré trabalha para atender com qualidade qualquer paciente que apresente sintomas ou que necessite de auxílio. Porém, pedimos a colaboração da população, pois já temos casos confirmados nas cidades vizinhas”, alertou o prefeito.,

Apesar de não possuir casos da doença, Sumaré já havia elaborado em janeiro e aprovado no início de fevereiro um plano de contingência para enfrentamento da doença e prevenção, que inclui inclusive treinamento das equipes de saúde do município.

Foto: Editoria de Arte / O Liberal
Saiba mais sobre o coronavírus

Suspeitos

Por enquanto, a cidade tem 6 casos suspeitos e um já foi descartado. Os pacientes – quatro são do sexo masculino e dois do sexo feminino – retornaram de viagem da Itália, Irlanda, Suécia, Jordânia e Londres. Eles passam bem e aguardam o resultado dos exames.

As autoridades municipais em saúde ressaltam que, caso algum paciente apresente febre, tosse e dificuldade para respirar e tenha histórico de viagem para locais com transmissão local ou ter tido contato próximo com pessoa com caso suspeito, ele deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência.

Região

Na RPT (Região do Polo Têxtil), Americana tem quatro casos suspeitos em investigação, sendo que mais três deles foram descartados, ou seja, já foram notificadas sete suspeitas de Covid-19. Dos que aguardam o resultado dos exames, duas pessoas viajaram recentemente à Itália e outras duas aos Estados Unidos.

Hortolândia também tem um caso suspeito, que está sendo investigado. Uma mulher de 79 anos, com histórico de viagem recente à Portugal, passou a ser monitorada na última terça-feira (10)

Confirmado

Nesta sexta, a Prefeitura de Campinas confirmou que há um caso positivo de coronavírus na cidade, de uma estudante universitária que teria contraído a doença em viagem à Bahia.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” aborda a substituição da mão de obra de pessoas mais velhas por outras mais novas na RPT (Região do Polo Têxtil), em 2019. Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora