23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Prefeitura

Sumaré cria departamento para animais abandonados e vítimas de maus-tratos

Espaço da prefeitura será inaugurado no dia 30 de julho, e ainda atenderá gratuitamente animais que pertencem a famílias de baixa renda

Por Leonardo Oliveira

01 de julho de 2019, às 07h03 • Última atualização em 01 de julho de 2019, às 07h14

Sumaré terá a partir de 30 de julho um espaço dedicado ao tratamento de animais vítimas de maus-tratos, abandono e doenças. Antes vinculado a Zoonoses, o Dembeas (Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais de Sumaré) vai ter uma estrutura própria, que está em fase final de construção.

Foto: Creative Commons
Espaço será dedicado ao tratamento de animais vítimas de maus-tratos, abandono e doenças

Lá, os animais pertencentes a famílias de baixa renda receberão atendimento gratuito para o tratamento de doenças e castração. Já os animais em situação de rua serão recolhidos para reabilitação. Após tratá-los, ficam abrigados no espaço até que seja encontrado um dono para eles.

Outra atribuição do departamento é a fiscalização dos casos de maus-tratos. Um contato telefônico será disponibilizado para denúncias – os agentes primeiro notificam o dono do animal e, em caso de não cumprimento da determinação, aplicam multa, enquanto os bichinhos ficam à disposição para serem adotados.

Um decreto publicado pelo município em 14 de março de 2019 instituiu a criação do espaço, localizado ao lado da Zoonoses, na área central de Sumaré. A lei determina que o recolhimento dos animais poderá ser feito em casos de atropelamento, debilidade motora, estado precário de saúde, vítimas de maus-tratos, que apresentem agressividade ou os que estejam soltos nas vias públicas.

Foto: Prefeitura de Sumaré/Divulgação
Construção do espaço que abrigará o departamento foi iniciada no mês passado, com previsão de conclusão em julho

O controle populacional também será feito pelos profissionais do departamento. Aqueles sem identificação do tutor podem sofrer esterilização – esse é um procedimento obrigatório para cachorros, gatos e cavalos estarem aptos a doação.

De acordo com o superintendente do Bem Estar Animal, Bruno Crema, a Prefeitura de Sumaré já conta com uma equipe de veterinários que atuará no local. Eles terão a companhia de estudantes do último ano de medicina veterinária da Faculdade Anhanguera de Campinas, por meio de uma parceria com o município que possibilitou a vinda dos estagiários.

“O bom é que sendo legalizado você consegue fazer os convênios com faculdades, trazer os profissionais pra cá, tanto o departamento, e assim atuar com mais segurança, dentro da lei, porque o departamento de zoonoses não pode ficar junto com o tratamento de bem-estar”, disse Crema ao LIBERAL.

A Zoonoses é voltada para saúde pública, evitando a transmissão de doenças dos animais para os seres humanos, como, por exemplo Gardíase, bicho-geográfico, toxoplasmose, leishmaniose e raiva. Já o Dembeas atuará com foco na proteção de animais, entre eles cães, gatos e cavalos.

Publicidade