04 de dezembro de 2023 Atualizado 12:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sumaré

Programa Visão de Futuro vai fornecer óculos para alunos carentes, em Sumaré

Programa também inclui consultas oftalmológicas, encaminhamento e acompanhamento dos casos de problemas visuais

Por Cristiani Azanha

13 de novembro de 2023, às 11h53 • Última atualização em 13 de novembro de 2023, às 13h54

Crianças também passarão por exames - Foto: Divulgação

O prefeito de Sumaré Luiz Dalben (Cidadania) implantou em Sumaré o programa Visão de Futuro, que oferta óculos de grau gratuitamente aos alunos em vulnerabilidade social do Ensino Fundamental 1 das Escolas Municipais que apresentam deficiências visuais.

De acordo com a administração municipal, o programa também inclui consultas oftalmológicas no ato da matrícula dos alunos; encaminhamento e acompanhamento dos casos de problemas visuais detectados e palestras e orientação conferidas por médicos especialistas na área de oftalmologia aos pais, alunos, professores e prestadores de serviços da rede municipal de ensino.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Para o recebimento do óculos, é preciso apresentar receituário médico oftalmológico emitido através do SUS (Sistema Único de Saúde), recomendando o uso de óculos de grau; responsável familiar inserido no CadÚnico, devidamente atualizado e com renda per capita atendendo ao critério de pobreza e comprovação de frequência escolar mínima exigida.

Terão prioridade no benefício os alunos cuja família esteja inserida em Programas de Moradia Popular e/ou que apresentem déficit de desempenho escolar grave, comprovado por relatório emitido pela direção escolar.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

“A dificuldade de enxergar influencia diretamente no rendimento escolar e recreação. Muitos alunos apresentam algum tipo de problema, mas a família não tem condições de adquiri um óculos adequado, um objeto muitas vezes caro, mas imprescindível para a saúde”, diz Dalben.

O chefe do Executivo explica que o programa visa sanar essa dificuldade, a fim de evitar que qualquer problema fique mais grave e prejudique a vida do estudante, reduzindo dificuldades de aprendizado e socialização.

Receba as notícias de Americana e região no seu e-mail

* indicates required

Publicidade