24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Preço abusivo do álcool em gel lidera denúncias no Procon de Sumaré

Ao todo, foram 76 denúncias desse tipo feitas ao órgão desde março

Por Leonardo Oliveira

01 de junho de 2020, às 16h59 • Última atualização em 01 de junho de 2020, às 19h43

O Procon de Sumaré recebeu 76 denúncias de preços abusivos na venda de álcool em gel na cidade. Isso representa 18% do total de solicitações feitas ao órgão desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e lidera a lista das demandas mais recebidas.

Segundo a prefeitura, na sequência aparecem denúncias de irregularidades na venda de produtos de cesta básica (15%), valores de mensalidade e transporte escolar, cartões de lojas de varejo e compras online. Os dados foram compilados desde a segunda quinzena de março, quando começou a quarentena em todo o Estado de São Paulo.

Ao todo, foram 422 atendimentos realizados pelo Procon neste período. A administração afirmou que a demanda do órgão registrou um aumento. “Denúncias feitas pelos consumidores, que atuam como ‘fiscais voluntários’, são fundamentais para que possamos realizar esse trabalho da melhor forma possível”, explica o secretário de Controle Interno e Transparência, Jesuel Dimei Pereira.

O Procon Sumaré fica na Rua Ipiranga, nº 73, Centro. O atendimento durante a pandemia é feito, exclusivamente, pelo telefone (19) 3873-1071. As reclamações devem ser encaminhadas por meio do site da Fundação Procon SP (www.procon.sp.gov.br), clicando no botão “Faça sua Reclamação”.

Podcast Além da Capa
O novo coronavírus representa um desafio para a estrutura de saúde de Americana, assim como outros municípios da RPT (Região do Polo Têxtil), mas não é o primeiro a ser encarado. H1N1, dengue, malária, febre maculosa. Outras doenças também modificaram rotinas, exigiram cuidados além do trivial – ainda que não tenha havido quarentena, como agora – e servem de experiência para traçar paralelos com o atual cenário. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com a repórter Marina Zanaki, que assina uma série de reportagens sobre outras epidemias em Americana.

Publicidade