22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Carga Implosiva

PF cumpre mandado em Sumaré em operação que investiga hospitais de campanha

Polícia apura licitação para contratação de empresa que montou dois hospitais de campanha em Paulínia

Por

21 de setembro de 2021, às 09h41 • Última atualização em 21 de setembro de 2021, às 09h44

A PF (Polícia Federal) cumpriu mandado de busca e apreensão em Sumaré, na manhã desta terça-feira, durante a operação “Carga Implosiva”, que apura fraude em licitação relacionada à contratação de empresa para montagem de dois hospitais de campanha na cidade de Paulínia. A irregularidade teria acontecido entre abril e maio de 2020, no valor de R$ 4 milhões.

Segundo informações da PF, 60 policiais federais dão cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo (cidades de Campinas, Paulínia, Sumaré, São José do Rio Preto e São Paulo) e Santa Catarina (cidades de Florianópolis e Biguaçu), em endereços ligados às pessoas físicas e jurídicas relacionadas à licitação fraudada.

Até a publicação desta reportagem, a operação estava em andamento e ainda não havia detalhes sobre o mandado cumprido em Sumaré.

A operação visa colher provas e identificar todos os envolvidos. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas.

A investigação, iniciada a partir da abordagem de um caminhão suspeito de conter carga roubada, revelou uma série de indícios de irregularidades em processo licitatório aberto para selecionar e contratar empresa especializada em montagem de hospitais de campanha.

Apesar da contratação não ter sido finalizada, a investigação demonstrou que isso se deu por circunstâncias alheias à vontade dos envolvidos, resultando configurado o crime de fraude à licitação, previsto no art. 90, da Lei 8.666/93, cuja pena é de 4 anos de prisão.

O nome da operação é uma referência à carga encontrada dentro do caminhão – estruturas metálicas para eventos – abordado pela Polícia Civil e Guarda Municipal de Paulínia, que revelou os indícios da trama delitiva e a impediu.

Publicidade