28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Operação Além-Mar

PF cumpre mandado em Sumaré em operação contra tráfico internacional de drogas

Corporação realizou busca em um endereço da cidade na manhã desta terça; operação Além-Mar cumpre 189 mandados no total

Por

18 de agosto de 2020, às 11h33 • Última atualização em 18 de agosto de 2020, às 11h42

A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a Operação Além-Mar, que investiga um esquema de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Sumaré, de acordo com a assessoria de imprensa da corporação.

Não foi informado o endereço onde essa mandado foi cumprido, nem o que foi localizado.

Movimentação no prédio da Polícia Federal, na cidade de Campinas – Foto: Denny Cesare / Código19 / Estadão Conteúdo

Ao todo, a PF anunciou o cumprimento de 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão em 13 estados (AL, BA, CE, DF, GO, MS, PA, PB, PE, PR, RN, SC, SP). 

A Justiça Federal ainda determinou a apreensão de sete aviões, cinco helicópteros, 42 caminhões e 35 imóveis urbanos e rurais (fazendas) ligados aos investigados e ao esquema criminoso, além do bloqueio judicial do valor de R$100 milhões.

O grupo criminoso se divide em quatro cédulas, segundo a corporação. A primeira traz a cocaína da fronteira do Brasil com o Paraguai para São Paulo, onde distribui no atacado para várias organizações que ficam no País e na Europa.

Justiça Federal determinou a apreensão de sete aviões e cinco helicópteros – Foto: Policia Federal / Divulgação

Parte dessa droga chega até o núcleo de Campinas, que fica responsável por transportá-la dentro do próprio País através de embarque marítimo ou em galpões, além de exportar a cocaína para Cabo Verde e Europa. Nessa região, 50 policiais federais atuaram nesta terça-feira para cumprimento de mandados nas cidades de Campinas, Jundiaí e Morungaba.

Em Recife (PE), empresários do transporte de cargas, funcionários e motoristas de caminhão cuidam da logística do transporte rodoviário do entorpecente e também o armazenamento de carga até o momento de sua ocultação nos contêineres.

Por fim, em São Paulo, na região do Braz, um organização atua para movimentar o dinheiro que é gerado pela venda das drogas, através de contas bancárias de laranjas, empresas fantasmas, de TED’s (Transferência Eletrônica Disponível) em dólar-cabo.

Durante a fase sigilosa das investigações foram presas 12 pessoas e apreendidas mais de 11 toneladas de cocaína, no Brasil e na Europa, relacionados ao esquema criminoso. Dentre esses presos estava um grande traficante, que permaneceu foragido da Justiça brasileira por dez anos e era procurado pela Polícia Federal e pela NCA (National Crime Agency), do Reino Unido. Ele foi preso em Jundiaí, em março do ano passado.

As investigações foram iniciadas no ano de 2018, a partir de informações difundidas à Polícia Federal pela NCA, como resultado de parceria estabelecida para reprimir o tráfico de cocaína destinada à Europa.

Durante a pandemia, o esquema continuou sendo realizado. Entre março e julho desse ano, foram apreendidas mais de 1,5 tonelada de cocaína.

Podcast Além da Capa
Em meio à pandemia da Covid-19, que modificou por completo o formato de acesso à educação, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que o novo modelo do Ensino Médio na rede pública estadual terá início a partir do próximo ano. Esse episódio busca explicar do que se trata essa mudança e de que maneira ela se dará aos estudantes atendidos pela medida em Americana e região.

Publicidade