28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ESGOTO

Obras para construção da ETE Tijuco Preto são iniciadas

Estação vai elevar índice de tratamento de esgoto em Sumaré de 30% para 65% até março de 2021, segundo a BRK Ambiental

Por André Rossi

03 de julho de 2019, às 15h22 • Última atualização em 03 de julho de 2019, às 15h26

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, iniciou nesta terça-feira (2) a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Tijuco Preto. A nova unidade elevará o índice de tratamento de esgoto na cidade dos atuais 30% para 65%.

O investimento de R$ 60 milhões também contempla a construção de 12 km de coletores para transportar os efluentes até a estação. A previsão é de que todo o trabalho seja concluído até março de 2021.

Foto: BRK Ambiental / Divulgação
Investimento na construção da ETE Tijuco Preto será de R$ 60 milhões

A unidade será implantada em um terreno de 20 mil m² no bairro Residencial Parque Pavan e será responsável por tratar 230 litros de esgoto por segundo. A estação terá tratamento terciário e contará com reatores biológicos.

“Essa tecnologia permite uma área reduzida de implantação, tem baixo consumo energético e redução de geração de odores, além de garantir uma elevada eficiência de tratamento, superior aos sistemas convencionais”, explicou o gerente de obras da BRK, Heitor Mendonça.

A obra será dividida em quatro etapas, começando pela terraplanagem. Depois disso, a empresa segue para a parte de obras civis e de montagem hidromecânica, em que serão construídos os tanques em concreto armado, as edificações e a instalação dos equipamentos e tubulações.

A terceira etapa consiste na implantação de toda infraestrutura elétrica e de comando, assim como os painéis e equipamentos necessários para a operação automatizada da ETE. Já na quarta e última etapa serão realizados os acabamentos e os testes dos equipamentos, tubulações e estruturas para que seja iniciada a operação.

Universalização

Além da Tijuco Preto, também será construído no município mais 40 km de interceptores e coletores de esgoto e os subsistemas Jatobá e Quilombo, que vão permitir a universalização do tratamento de esgoto no município.

A previsão é de que Sumaré tenha 100% de esgoto coletado e tratado até dezembro de 2022, prazo limite previsto no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o MP (Ministério Público).

Publicidade