25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sumaré

Justiça absolve Cristina Carrara de acusação de improbidade administrativa

Ação foi motivada por atrasos no repasse do duodécimo para a Câmara Municipal durante sua gestão

Por Leonardo Oliveira

04 de abril de 2021, às 08h04 • Última atualização em 04 de abril de 2021, às 08h08

A ex-prefeita Cristina Carrara (PSDB) foi absolvida pela Justiça de Sumaré de uma acusação de improbidade administrativa feita pelo MP (Ministério Público) em 2019. A ação foi motivada por atrasos no repasse do duodécimo para a Câmara Municipal durante a gestão dela à frente da prefeitura.

O duodécimo é um valor que a prefeitura tem que repassar a cada ano para os demais poderes, entre eles o legislativo. Ele é parcelado em 12 vezes e uma parcela é paga em cada mês. Segundo o MP, Cristina atrasou esses repasses por diversas vezes em sua gestão,

Em 28 de dezembro de 2016, um mandado de segurança obrigou a prefeitura a regularizar o pagamento dele em até cinco dias, o que não teria sido realizado. O MP entrou com uma ação civil de responsabilidade por ato de improbidade contra ela.

A alegação era de que a ex-prefeita descumpriu a constituição ao não cumprir o que dizia o mandado. Se condenada, ela poderia até ter os direitos políticos cassados, além de ter que pagar multa.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A juíza Ana Lia Beall, da 3ª Vara Cível de Sumaré, entendeu que a ex-prefeita só atrasou os repasses porque havia um déficit orçamentário nas contas do município e que as atividades da câmara não ficaram prejudicadas, pois havia reserva de caixa para as despesas correntes.

Com isso, para a juíza, Cristina não teria agido com má fé, um pré requisito para a condenação por improbidade administrativa.

“As circunstâncias do ocorrido e o conjunto probatório dos autos não autorizam, por si, afirmar dolo, má-fé, deslealdade ou imoralidade administrativa praticada pela ré. Inarredável, pois, reconhecer a inviabilidade da pretensão ante a ausência de comprovação de ato de improbidade administrativa.Posto isso, julgo improcedente o pedido com resolução de mérito”, escreveu a magistrada.

Em nota enviada ao LIBERAL, a ex-prefeita citou que sempre confiou na Justiça.

“No decorrer da Ação o próprio Ministério Público pediu o arquivamento, reconhecendo que não houve ato de improbidade, confirmado agora pela juíza. Confiante na Justiça,  sempre acreditei que essa ação do então presidente da Câmara foi motivada por interesses políticos, sem nenhuma chance de prosperar”, destaca.

O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão em instâncias superiores.

Publicidade