17 de abril de 2024 Atualizado 22:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Abastecimento

Sete regiões de Sumaré ficam sem água nesta terça e quarta

Para finalizar uma etapa das obras de ampliação da captação do Rio Atibaia, concessionária interrompe abastecimento

Por Da Redação

29 de julho de 2019, às 18h13 • Última atualização em 29 de julho de 2019, às 18h17

As regiões do Picerno, Carlota, Dall’orto, Maria Antônia, Matão, Área Cura e Nova Veneza, em Sumaré, vão ficar sem água nesta terça e quarta-feira. A previsão é que o abastecimento seja totalmente normalizado no final da noite da quarta-feira (31).

Foto: BRK Ambiental/Divulgação
Melhorias na captação do Rio Atibaia obrigam a realização de nova interrupção do abastecimento

O motivo da interrupção no abastecimento é para que seja realizada a última etapa da Primeira Fase da obra de Ampliação da captação do Rio Atibaia. Será feita a interligação de novas redes a uma das adutoras de água, de 600 mm, responsável por levar essa água até a ETA (Estação de Tratamento de Água) II, localizada no Parque Itália. Também será realizada a migração do sistema elétrico atual para o novo.

A obra deve melhorar o abastecimento para mais de 190 mil pessoas de Sumaré, algo equivalente a 70% da cidade. Entre as melhoras previstas está o aumento da vazão, que vai de 150 litros por segundo para 750 litros por segundo, o acréscimo de quatro bombas de captação, totalizando dez, e a atualização do sistema elétrico, que deve ser melhorado.

A obra teve o investimento de R$ 15 milhões por parte da BRK Ambiental, concessionária responsável, e foi dividida em três fases. A primeira aconteceu em 18 de junho, a segunda acontece nesta terça e a última está programada para 13 de agosto. Até outubro toda a obra deve estar concluída.

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de João Colosalle.

Publicidade