Vironda Confecções demite 80 funcionários em SB, confirma sindicato

Empresa é dos mesmos donos da Canatiba, que fechou uma de suas unidades em Santa Bárbara há cerca de 15 dias


A Vironda Confecções, empresa dos mesmos donos da Têxtil Canatiba, demitiu cerca de 80 funcionários em Santa Bárbara d’Oeste. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Americana e Região, que diz que as dispensas aconteceram há pouco menos de um mês e representam 40% do total de trabalhadores. O motivo alegado foi a crise, afirma a entidade.

Em recuperação judicial desde o ano passado por causa de uma dívida de R$ 625 milhões relacionada aos sócios, a Têxtil Canatiba, que também fica em Santa Bárbara d’Oeste, fechou há cerca de 15 dias sua unidade da Rua Guaicurus, como mostrou ontem o LIBERAL – segundo a empresa, a ideia é absorver a produção em outra fábrica do grupo na cidade.

Foto: Reprodução
A Vironda é uma confecção de jeans e segundo sindicato, empresa disse que com a crise ninguém compra as calças

A Vironda, uma confecção de jeans, empregava cerca de 200 pessoas antes das demissões, de acordo com Dirce Lemes de Freitas, secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Americana e Região.

De acordo com o sindicato, a Vironda informou que desde o começo do ano está trabalhando no vermelho. “[A empresa disse] Que diante da crise ninguém compra as calças”, afirmou a secretária-geral. Ainda segundo a sindicalista, rescisões foram parceladas em até dez vezes.

Muitos dos demitidos, afirma Dirce, já estavam aposentados e queriam sair. Ela acredita que as novas regras trabalhistas, regulamentadas pela reforma do setor, influenciaram. “Na verdade é a terceirização. A gente acredita piamente que seja a terceirização”, afirma Dirce.

A reportagem ligou duas vezes para a Vironda nesta quarta-feira, mas a informação é de que a pessoa que poderia falar sobre o assunto não estava e que ninguém tinha autorização para entrar em contato com ela.

O LIBERAL tentou também falar com Romeu Covolan, proprietário da Têxtil Canatiba que também é sócio da Vironda, mas a informação de sua secretária é que a administração da Vironda é diferente e que ele não poderia falar sobre o assunto.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!