Tumulto e longas filas marcam último dia para biometria em SB

Moradores chegaram a dormir na fila para garantir uma senha para realização do procedimento; cartório amanheceu com mais de mil pessoas na fila


Longas filas e tumulto marcam o último dia para o cadastro biométrico em Santa Bárbara d’Oeste, antes mesmo da abertura do cartório eleitoral da cidade. O órgão amanheceu nesta quinta-feira com mais de 1 mil pessoas aguardando para realizar o procedimento e os ânimos se afloraram após alguns dos presentes terem furado fila.

Os moradores que não regularizarem a situação correm risco de perder o título de eleitor, já que a biometria passará a ser obrigatória no município barbarense e também nas cidades de Hortolândia e Nova Odessa. Hoje é o último dia para a realização do cadastro biométrico nesta três cidades.

Em Americana e Sumaré ainda não há obrigatoriedade, mas filas também foram registradas nos órgãos ao longo desta semana.

Foto: Sabrina Furlan / O Liberal
Longas filas e tumulto marcam o último dia para o cadastro biométrico em Santa Bárbara d’Oeste

A reportagem do LIBERAL esteve no local por volta das 7h e conversou com algumas pessoas que aguardavam por uma senha. Uma delas disse que tentou o cadastramento na quarta-feira, não conseguiu.

Por isso, estava desde as 18h de ontem na fila. “Acabaram de atender as pessoas ontem a noite e faltava umas dez, eu estava entre elas. Eles fecharam e foram embora. Eu dormi aqui e to aqui até agora, esperando abrir”, contou a faxineira Amanda Nunes, de 31 anos.

“Tem gente que pernoitou na fila e eles estão alegando que estão chegando idosos, pessoas com problemas da saúde que querem ficar na fila. Quem vai decidir a distribuição de senhas é o pessoal do cartório. Existe uma lei do Estatuto do Idoso que vai ser respeitada”, disse o Sargento Tavares, da PM (Polícia Militar).

Uma viatura da corporação está no local para dar apoio à ocorrência, assim como a GCM (Guarda Civil Municipal).

Foto: Sabrina Furlan / O Liberal
Polícia Militar e Guarda Civil Municipal foram acionadas

Várias discussões entre aqueles que estavam na fila foram flagradas pela reportagem. “Pensei em deixar para o fim pensando que não ia muita gente. Mas como o brasileiro deixa tudo para a última hora, eu também deixei”, disse a aposentada Neide Aparecida Perissinotto, de 63 anos, que estava no local.

De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o cadastro biométrico não será prorrogado. Os documentos necessários para o cadastro são RG, comprovante de endereço no nome do eleitor e título eleitoral.

Quem não se cadastrou até esta quinta-feira, terá o título de eleitor cancelado. Esse eleitor poderá reverter a situação até de maio de 2020, garantindo, assim, o direito de votar nas eleições municipais do próximo ano. Para regularizar o cadastro, será preciso procurar o cartório ou Posto da Justiça Eleitoral da cidade. Informações sobre o procedimento para agendamento podem ser obtidas no site do TRE.

Segundo a assessoria de imprensa do TRE, os eleitores que não agendaram são atendidos de acordo com a capacidade diária de cada cartório eleitoral. As unidades tem autonomia para definir o critério para distribuição de senha.

Endereços dos cartórios:

Santa Bárbara
Rua Tupis, 1146 – Jardim São Francisco
Telefone: 3463-4002/3454-3777
Atendimento: 12h às 18h

Nova Odessa
Rua Valdemar Ignowski, 62/66 – Bosque dos Cedros
Telefone: 3466-1475
Atendimento: 9h às 18h

Hortolândia
Rua Luiz Camilo de Camargo, 50 – Centro
Telefone: 3909-1261/3909-1871
Atendimento: 8h30 às 18h

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora