19 de abril de 2024 Atualizado 09:59

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Forty

Trabalhadores de aterro pedem ‘apoio’ por recontratação em SB

Forty Construções e Engenharia concedeu aviso prévio aos 134 servidores; licitação de nova empresa está em homologação

Por André Rossi

14 de fevereiro de 2020, às 10h07 • Última atualização em 14 de fevereiro de 2020, às 10h09

Os trabalhadores da Forty Construções e Engenharia, empresa responsável pela administração do aterro sanitário de Santa Bárbara d’Oeste, se reuniram nesta quinta-feira com o Sindicato dos Condutores de Americana e Região para articular um pedido de recontratação para a futura empresa que assumirá o serviço no local.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

No dia 15 de janeiro, o Consórcio Santa Bárbara d’Oeste, constituído pelas empresas LCP Serviços Ambientais e CTA Empreendimentos, foi o vencedor do pregão presencial para comandar a gestão do aterro. Já a atual administradora ficou na terceira colocação.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_5.01.2016
Após perder licitação, Forty Construções e Engenharia concedeu aviso prévio aos 134 servidores

Entretanto, o proprietário da Forty, Walter Jorge Paulo Fiho, protocolou ontem um requerimento na prefeitura pedindo a inabilitação da primeira colocada. O principal argumento é de que a mesma teria apresentado equipamentos que não atendem as especificações do edital.

“Esse consórcio não tem condição de executar os serviços e hoje foi na nossa sede em Santa Bárbara querendo locar as instalações. As instalações da garagem são nossas. Tem que ter pátio, lavagem dos veículos com local para coletar os resíduos, refeitório, banheiros”, apontou Walter.

O empresário disse que o aviso prévio de 30 dias já foi concedido para os funcionários. Entre operacional e administrativo, a Forty emprega 134 trabalhadores nas atividades.

“O aviso prévio é uma coisa lógica. Como é que eu vou passar meus funcionários para a outra empresa? Agora, a gente tem um acordo. Se a gente continuar, o aviso é suspenso. Se não a gente repassa os funcionários”, explicou Walter.

O vereador Isac Sorrilo (DEM) participou da reunião entre os trabalhadores e o sindicato. Ele pretende apelar ao Governo Denis Andia (PV) e a à empresa vencedora do pregão presencial para que mantenham os postos de trabalho.

“A população tem um carinho por esses profissionais, que vinham desempenhando um bom trabalho. São pais de família que ficarão desempregados num momento em que o Brasil ainda vive uma crise econômica e as vagas formais são poucas”, lamentou Sorrilo.

Em nota, a prefeitura informou que o processo de licitação ainda está em fase de homologação. Não foi informado se já houve alguma deliberação sobre o pedido de inabilitação.

“Por se tratar de um serviço terceirizado, de caráter permanente, contratado pela prefeitura e que passa pela transição para uma nova empresa, é comum que a nova contratada priorize o emprego dos atuais funcionários, que já detêm a experiência na prestação do serviço”, traz a nota.

O LIBERAL não conseguiu contato com representantes do Consórcio Santa Bárbara d’Oeste até o fechamento desta edição.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Confira o episódio desta semana do podcast Além da Capa, que trata sobre a entrega do novo Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A missão deste episódio é explicar os 11 anos que se passaram entre o anúncio e a entrega da obra:

{{1}}

Publicidade