Tivoli faz campanha pelo Novembro Azul

Ação envolve distribuição de panfletos e conversa com os homens presentes no local para conscientizar sobre o câncer de próstata


O Tivoli Shopping aderiu à campanha Novembro Azul e vai realizar uma ação de conscientização neste domingo (10), das 13h Às 17h. Na ocasião, integrantes do Rotary estarão em frente ao ambulatório do shopping, próximo à loja da Casas Bahia, para entregar panfletos informativos e orientar os homens que passarem pelo centro de compras sobre a causa, além de chamar a atenção para a necessidade de cuidarem da saúde de forma geral. A atividade é gratuita.

Foto: Divulgação
Ação é gratuita e acontece na tarde deste domingo (10)

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens (atrás apenas do câncer de pele). No Brasil, a cada dia, 42 homens morrem em decorrência desse tipo de câncer. E são estimados para este ano 68.220 novos casos da doença.

De acordo com o INCA, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Se descoberto cedo, as chances de cura podem chegar a 90%, mas para isso os homens não podem falhar nos check ups anuais. Embora seja uma doença comum, por medo, preconceito ou mesmo por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos casos hoje em dia são diagnosticados tardiamente exatamente porque os homens protelam o acompanhamento. Dos casos identificados como câncer, 25% dos pacientes morrem por causa da doença.

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora