12 de agosto de 2020 Atualizado 23:30

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

Secretários deixam prefeitura e entram na mira de Piovezan

Vinicius Furlan e Miguel Brito são cotados para vice na chapa liderada pelo atual vice-prefeito

Por André Rossi

06 jun 2020 às 08:02 • Última atualização 06 jun 2020 às 11:41

Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito (PSB), e de Esportes, Vinícius Furlan (PV), deixaram seus postos na Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste na última quinta-feira para poderem concorrer nas eleições deste ano. Ainda não há substitutos nomeados para os cargos.

Furlan, que é árbitro profissional de futebol, assumiu a pasta de Esportes em 2015 – Foto:

Segundo o pré-candidato a prefeito Rafael Piovezan (PV), ambos são cotados para ser o candidato a vice em sua chapa. O político – atual vice-prefeito da cidade – também deixou a direção do DAE na última quinta por conta da legislação eleitoral. A autarquia agora é comandada pelo servidor concursado Deusdedit Jesus Guarda.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a desincompatibilização de secretários municipais e de quem ocupa cargo de diretor em autarquia precisa ser realizada até quatro meses antes das eleições para prefeito, que ainda estão marcadas para 4 de outubro.

Empresário da área de tecnologia da informação e e-commerce, Brito estava à frente da secretaria de Desenvolvimento Econômico desde novembro de 2013, quando substituiu Rogério Bosco. Já Furlan, que é árbitro profissional de futebol, assumiu a pasta de Esportes em fevereiro de 2015. Eles nunca disputaram um cargo eletivo.

Empresário da área de tecnologia da informação e e-commerce, Brito estava à frente da secretaria de Desenvolvimento Econômico – Foto: Divulgação

Questionados, ambos fizeram mistério sobre o futuro político. Furlan afirmou que é necessário “aguardar os próximos passos”, enquanto Brito disse que não quer falar sobre isso ainda, garantindo apenas que o PSB – partido do qual é presidente na cidade – apoiará o sucessor de Denis Andia (PV).

Ao LIBERAL, Piovezan confirmou que os dois ex-secretários são alguns dos nomes do “rol de candidatos” para vice. A escolha, no entanto, não deve sair antes da realização das convenções partidárias.

“A gente ainda não tem uma definição muito clara a respeito da eleição, mas por enquanto ela está mantida [para outubro]. Para poder contar com os dois nomes, tanto do Miguel quanto do Vinicius, eles precisavam se afastar do cargo. A gente está avaliando isso com muito cuidado, sabedoria, para construir a melhor proposta”, afirmou Piovezan.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o plenário do TSE autorizou nesta semana a realização de modo virtual das convenções partidárias para escolha dos candidatos. O tribunal vai formar um grupo de trabalho para estabelecer regras de envio virtual dos resultados para a Justiça Eleitoral.

Os partidos terão liberdade de estabelecer regras e escolher os procedimentos para realizar as audiências. Caso o calendário eleitoral seja mantido, as convenções deverão ocorrer entre de 20 de julho a 5 de agosto. O procedimento é obrigatório para todos os partidos.

Americana

Na prefeitura vizinha, o único secretário que deixou o posto foi Odair Dias (Pros), que comandava a pasta de Meio Ambiente e agora reassume sua cadeira na câmara. O vereador Pedro Peol (PV) voltou a ser suplente.

Conforme já divulgado pelo LIBERAL, Odair é pré-candidato a prefeito. Durante a janela partidária, ele se desfiliou do PV, legenda que já tem o ex-deputado estadual Chico Sardelli como pré-candidato ao cargo máximo do Executivo.

Podcast Além da Capa
A relação de Americana com Santo Antonio, o padroeiro da cidade, completa 120 anos em 2020, mas a festividade em torno da data foi forçada a ser revista por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da quarentena, em março, as missas realizadas na Basílica Santuário Santo Antonio de Pádua não contam com a presença de fieis dentro da igreja, por conta do isolamento social, mas o contato é mantido por transmissões pelo Facebook. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o administrador paroquial da basílica, o padre Valdinei Antonio da Silva. A necessidade do cancelamento de outros eventos da comunidade católica, como as festas de São João de Carioba e do Senhor Bom Jesus, também é abordada com os padres Marcos Ramalho e Marcelo Fagundes.