18 de junho de 2021 Atualizado 23:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Santa Casa de SB receberá dois respiradores do governo estadual

Respiradores sairão da capital com destino aos hospitais nesta quarta-feira e serão usados no atendimento de pacientes com Covid-19

Por Marina Zanaki

23 jun 2020 às 19:13 • Última atualização 23 jun 2020 às 19:20

A Santa Casa de Santa Bárbara d’Oeste vai receber dois respiradores que serão enviados pelo governo do Estado de São Paulo.

Os equipamentos devem ser utilizados no atendimento de pacientes graves do novo coronavírus (Covid-19).

O anúncio foi feito na coletiva de imprensa da Secretaria do Estado da Saúde desta terça-feira (23). No total, serão enviados 62 respiradores para o interior e Grande São Paulo. Os respiradores sairão da capital com destino aos hospitais nesta quarta-feira (24).

Segundo o secretário do Estado da Saúde, José Henrique Germann, eles vão possibilitar a abertura de novos leitos de UTI.

“Estes respiradores são essenciais para garantir atendimento aos pacientes com quadro grave de Covid-19. O Governo do Estado de São Paulo segue com agilidade e organização para distribuir estes equipamentos e fortalecer a assistência dos pacientes por meio de serviços públicos de saúde”, afirmou o secretário.

Presidente da Santa Casa, Aparecido Donizetti Leite disse que ainda não havia sido informado do envio dos respiradores. Ele apontou que os aparelhos seriam interessantes e contou que a Santa Casa já havia solicitado entre cinco e 10 novos respiradores.

“Só observando que para cada leito de UTI tem que ter, além do respirador, monitores, bombas de infusão, etc”, disse o presidente.

A prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste disse que aguarda o envio dos equipamentos, que serão usados para ampliar a estrutura de atendimento para pacientes com coronavírus.

OCUPAÇÃO
Dos 10 leitos de UTI exclusivos para coronavírus na Santa Casa, sete estão ocupados. Já os leitos intensivos para atendimento geral da população estão com ocupação de 80% (oito dos 10 leitos).

Santa Bárbara sofreu uma sobrecarga no sistema de saúde, com ocupação de 100% dos leitos de UTI na semana passada. Diante da situação, a prefeitura e a Santa Casa firmaram parceria e ampliaram os leitos de 15 para 20.

Nos cinco novos leitos foram utilizados os respiradores que haviam sido enviados pelo Estado.

Publicidade