15 de abril de 2024 Atualizado 23:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Santa Bárbara vai investir R$ 12 milhões em novas UBSs, laboratório e regional

Unidades serão construídas com recursos do município; prefeitura não informou prazo de entrega

Por Maria Eduarda Gazzetta

15 de outubro de 2021, às 18h53 • Última atualização em 15 de outubro de 2021, às 19h04

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (PV) anunciou na manhã desta sexta-feira (15) o investimento de R$ 12 milhões para a construção do novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Europa e da UBS da Cidade Nova.

O pacote vai financiar ainda a construção do laboratório de análises clínicas e da nova regional do bairro Jardim Europa.

Problemas estruturais na UBS do Jardim Europa têm sido alvo de reclamações de usuários – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A nova UBS do Jardim Europa ficará localizada no cruzamento das ruas Portugal e Grécia, poucos metros do prédio da unidade atual. O posto de saúde, inclusive, tem sido alvo de reclamações de moradores e de requerimentos de vereadores nos últimos anos por conta de problemas estruturais e de atendimento.

Quem confirma os problemas no prédio é a usuária da UBS, uma balconista de 24 anos, que prefere não se identificar. Ela conta que passa por consultas com clínico geral. “Está muito ruim [a UBS]. Precisa de reforma e quando chove, a recepção tem goteira”, reclamou ela.

Ao lado da nova UBS do Jardim Europa, será construída a nova administração da regional do bairro, com mais de 100 metros de área construída.

A verba municipal também vai viabilizar a construção do novo prédio da UBS da Cidade Nova, que será implantada na Rua do Couro. De acordo com relatos de funcionários à reportagem, o prédio atual, localizado na Rua Salvador, precisa de reformas.

Para a aposentada Iva Maria de Jesus, de 67 anos, será muito bom ter um novo local. “O atendimento é muito bom e me consulto aqui há mais de 20 anos. Se tiver uma reforma, vai ser ótimo”, disse a moradora do bairro.

De acordo com a prefeitura, cada unidade de saúde terá mais de 900 metros quadrados de área construída. Os dois prédios terão farmácia, consultório odontológico, sala de inalação, sala de observação com leitos, entre outros.

Anexo à nova UBS da Cidade Nova, está prevista a construção do novo Laboratório de Análises Clínicas, com mais de 250 metros quadrados de área construída. Todos os prédios contarão com instalação de energia solar, com produção de energia renovável, limpa e sustentável.

A reportagem questionou a prefeitura sobre o oferecimento de novos serviços à população com a construção dos prédios. A prefeitura, entretanto, se limitou a dizer que os serviços serão ampliados, sem explicar quais seriam eles.

Questionada a respeito sobre o que acontecerá com os antigos prédios, a administração não respondeu. A prefeitura também não deu um prazo para a entrega das obras e disse que o edital de licitação será publicado nos próximos dias.

Publicidade