18 de setembro de 2021 Atualizado 19:29

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campanha

Santa Bárbara terá campanha de doação de sangue nesta terça

Ação será das 9h às 12h, no Lions Clube Centro

Por Natália Velosa

13 set 2021 às 07:44 • Última atualização 13 set 2021 às 07:45

Santa Bárbara d’Oeste realiza nesta terça-feira (14) mais uma edição da campanha de doação de sangue. A ação será das 9h às 12h, no Lions Clube Centro, localizado na Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce.

As senhas serão entregues a partir das 9h até às 12h, não sendo necessário chegar antes do horário de início. Os doadores devem apresentar o comprovante da vacinação, documento com foto e também estar dentro dos requisitos.

Requisitos para doar sangue: 

  • Ser saudável;
  • Ter entre 18 e 69 anos – serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal para cada doação;
  • Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue;
  • Não fumar duas horas antes ou após a doação;
  • Não estar em jejum, fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos (ex. manteigas, bacon, ovos, gordura animal, entre outros) e refeições completas (almoço e jantar) nas três horas que antecedem a doação;
  • Não ter feito endoscopia, broncoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses e tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.

Coronavírus

Não devem comparecer doadores que apresentem algum sintoma de gripe ou resfriado e não é permitido levar crianças ou acompanhantes. 

Quem teve diagnóstico positivo para coronavírus (Covid-19) só pode realizar a doação após 30 dias da liberação do isolamento. Quem teve contato com casos positivos só pode realizar a doação após 14 dias. 

Na vacinação, quem recebeu a dose da Coronavac/Butantan só poderá doar sangue após 48 horas. Já quem foi imunizado com dose da Astrazeneca/Oxford, Pfizer e Janssen precisa esperar sete dias.

A Campanha é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, e Hemocentro da Unicamp, com o apoio dos Lions Clubes Santa Bárbara d’Oeste Centro e Pérola, Pastoral da Saúde Santa Bárbara d’Oeste – Diocese de Piracicaba, Academia Personal Place, Tivoli Shopping, ChocolaTec e Cromo Implantes.

Publicidade