28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

covid-19

Santa Bárbara suspende consultas, exames e cirurgias

Medidas passam a valer na segunda-feira; apenas procedimentos essenciais ou de urgência, como pronto-socorro, serão mantidos

Por Marina Zanaki

20 de março de 2020, às 22h41 • Última atualização em 21 de março de 2020, às 09h17

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste suspendeu consultas, exames e cirurgias agendados e considerados eletivos. Serão mantidos no município apenas os atendimentos considerados essenciais na área da saúde e emergenciais.

As medidas foram anunciadas pela prefeitura na noite desta sexta-feira (20) e entram em vigor na segunda-feira (23). A suspensão será por tempo indeterminado.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Todas as consultas agendadas nas unidades de saúde e no Centro Médico de Especialidades estão canceladas, assim como novos agendamentos. A exceção são atendimentos a gestantes, recém-nascidos e “casos tecnicamente fundamentados”.

Os procedimentos odontológicos também foram suspensos, com exceção dos casos de urgência e emergência. Além disso, todas as cirurgias eletivas que seriam realizadas junto ao Hospital Santa Bárbara por meio de contrato também estão canceladas.

Serão mantidos sem alteração os trabalhos no Pronto-Socorro Dr. Edison Mano, Pronto-Socorro Dr. Afonso Ramos, Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial, Serviço de Atendimento Domiciliar, Hemodiálise, transporte de pacientes e Controle de Vetores, especialmente o combate à dengue. Contudo, atividades coletivas desses setores estão suspensas.

Confira a lista com as outras medidas:

– a entrega de medicamentos, realizada habitualmente pelo Centro Médico de Especialidades, passará a ter um novo procedimento. A entrega da documentação para a requisição do medicamento passa a ser feita na Unidade Básica de Saúde (UBS / Posto de Saúde do bairro), na qual o paciente é atendido. Já a entrega do medicamento será agendada com o paciente, via telefone ou outro meio não presencial, para a retirada no Centro Médico de Especialidades;

– Ambulatório Médico de Doenças Infecto-Contagiosas (AMDIC) somente manterá o serviço de profilaxia pós-exposição sexual ou biológica e medicação para pessoas que estiveram expostas a riscos infecto-contagiosos;

– o Núcleo de Saúde da Mulher, somente manterá o serviço de pré-natal de alto risco,

– serviços de fisioterapia atenderão os casos específicos pós-traumáticos, suspendendo o tratamento de casos crônicos;

– O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizará somente atendimentos de urgência.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

{{1}}

Publicidade