28 de março de 2024 Atualizado 07:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Santa Bárbara promove campanha de doação de sangue nesta terça

Para doar é obrigatória a apresentação de um documento com foto e também estar dentro dos requisitos

Por Da redação

03 de março de 2020, às 07h53

Santa Bárbara d’Oeste recebe nesta terça-feira (3) mais uma campanha de doação de sangue, entre 9h e 12h. A campanha será promovida no Lions Clube Centro, que fica na Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, e Hemocentro da Unicamp, com o apoio dos Lions Clubes Santa Bárbara d’Oeste Centro e Pérola e Pastoral da Saúde Santa Bárbara d’Oeste (Diocese de Piracicaba).

Para doar é obrigatória a apresentação de um documento com foto e também estar dentro dos requisitos.

Para doar sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal) e pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, pessoas que tenham feito endoscopia há menos de seis meses, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos. Informações pelo telefone 0800-722-8432.

Campanha periódica

Na primeira campanha do ano, em janeiro, compareceram 82 doadores, resultando em 67 bolsas de sangue coletadas. As demais datas das campanhas de doação em Santa Bárbara durante o ano serão nos dias 5 de maio, 7 de julho, 1º de setembro e 10 de novembro.

Publicidade