Santa Bárbara
Santa Bárbara promove 1ª campanha de doação de sangue de 2021 nesta terça
Campanha será realizada no Lions Clube Centro, das 9h às 12h; veja requisitos para a doação
Por Redação
11 jan 2021 às 07:40
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/s-barbara/santa-barbara-promove-1a-campanha-de-doacao-de-sangue-de-2021-nesta-terca-1407529/
A primeira campanha de doação de sangue de 2021 em Santa Bárbara d’Oeste vai ocorrer nesta terça-feira (12), das 9h às 12h. Os interessados devem se dirigir até o Lions Clube Centro, na Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce, para realizar a doação.
Para doar sangue é obrigatória a apresentação de um documento com foto e também estar dentro dos requisitos.
Atendendo à medidas de segurança por conta da Covid-19, não devem comparecer doadores que apresentem algum sintoma de gripe ou resfriado e também não é permitido levar crianças ou acompanhantes.
A campanha é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hemocentro da Unicamp, com o apoio dos Lions Clubes Santa Bárbara d’Oeste Centro e Pérola e Pastoral da Saúde Santa Bárbara d’Oeste (Diocese de Piracicaba).
As demais datas das campanhas de doação de sangue em Santa Bárbara durante o ano serão nos dias 2 de março, 4 de maio, 6 de julho, 14 de setembro e 9 de novembro.
Requisitos para a doação
Para doar sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal) e pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, pessoas que tenham feito endoscopia há menos de seis meses, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.