28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Economia

‘Santa Bárbara é central para a Denso na América Latina’, diz presidente

Líder global em componentes automotivos, multinacional defende protagonizar melhoria da mobilidade e do meio ambiente

Por João Colosalle

26 de setembro de 2021, às 08h37

Giuseppe Zippo é um italiano que preside uma empresa de origem japonesa em uma cidade brasileira. Esta, no caso, é Santa Bárbara d’Oeste, e a empresa, a Denso, multinacional asiática que é líder global no fornecimento de componentes automotivos. “Não é fácil”, brinca ele.

A fusão cultural citada por Zippo é vista como positiva para uma das maiores indústrias instaladas na região, mas o objetivo, segundo ele, tem sido outro. “Nosso foco é a descoberta de lideranças locais”.

Giuseppe Zippo, presidente da Denso, durante evento com empresários na sexta – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Essa valorização pregada pelo executivo pode significar benefício para a economia barbarense. Em entrevista exclusiva ao LIBERAL na última sexta-feira, o presidente da Denso para a América do Sul afirmou que a cidade é protagonista dos planos da multinacional.

“Santa Bárbara é central para a Denso na América Latina, onde tomamos decisão para a América do Sul”, garante.

Sem adiantar novos investimentos, Zippo afirma que tem visto uma retomada do mercado em que a empresa atua – no caso, especialmente, o de veículos – e comenta que a unidade barbarense, que demitiu 150 funcionários no início da pandemia, no ano passado, tem conseguido recompor o quadro.

A crise sanitária, por sinal, atingiu a Denso de maneira indireta, segundo relato do executivo. Isso porque, como fornecedora para montadoras de veículos, a queda na produção e na demanda das parceiras, assim como a falta de componentes, provocou reflexos na produção da multinacional japonesa.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Hoje, em Santa Bárbara, a Denso emprega cerca de 550 colaboradores em uma planta que completou 10 anos em 2021 e que é considerada um headquarter – ou seja, um quartel general da marca nas Américas.

O município é sede do centro tecnológico da empresa e abriga a linha de produção de sistemas como o de ar condicionado, compressores e radiadores. A unidade conta ainda com um túnel de vento usado para testes de produtos em veículos num espaço que simula condições ambientes diversas. No plantel de clientes, marcas como Honda, Toyota, GM, Fiat, dentre outras.

Na sexta-feira, a convite da Denso, o LIBERAL visitou e conheceu as instalações da planta barbarense ao lado de empresários e autoridades convidados pela multinacional.

Em fala aos presentes, Giuseppe Zippo garantiu que a empresa tem interesses em investimentos massivos no Brasil, onde pretende deixar de ser vista como uma fornecedora de componentes para promover mudanças na mobilidade local.

“A gente não se enxerga apenas como fornecedora de peças e sistemas, mas como uma empresa totalmente focada no futuro da mobilidade, assegurando segurança e um planeta melhor”, comentou, em referência aos compromissos da multinacional em reduzir as emissões de gás carbônico. “Queremos focar nosso produto para que a cada vez mais a gente possa ter carros seguros”.

Publicidade