23 de abril de 2024 Atualizado 08:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Santa Bárbara decreta luto oficial pelo falecimento do professor Cleiton de Oliveira

Cleiton foi um dos responsáveis pela implantação do Museu da Imigração, em 1988, e empresta seu nome à creche do bairro Dona Regina

Por Heitor Carvalho

12 de maio de 2021, às 14h00 • Última atualização em 12 de maio de 2021, às 14h05

Cleiton faleceu aos 76 anos. Causa da morte não foi informada - Foto: Reprodução - Redes Sociais

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (PV), decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do professor e pesquisador Cleiton de Oliveira, ocorrido às 2h10 da madrugada desta quarta-feira (12), aos 76 anos.

O velório acontece no Velório Araújo Orsola, no Centro de Santa Bárbara. O corpo será cremado às 16h no Crematório de Piracicaba. A causa da morte não foi informada.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Cleiton de Oliveira era filho de Benedicto de Oliveira e Vicentina Andia de Oliveira. Formado em Pedagogia pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), também era mestre em Educação pela mesma instituição e doutor em Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Ele foi docente no ensino básico, atuando em escolas de Santa Bárbara d’Oeste como “Gabriel de Oliveira”, “Ulisses de Oliveira Valente” e SESI. Lecionou também no ensino superior, na Unimep, Unicamp, Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e Uniso (Universidade de Sorocaba).

O professor também exerceu cargos administrativos na Unimep e foi o dirigente municipal de Ensino em Santa Bárbara d’Oeste entre os anos de 1983 e 1988, durante a gestão de José Maria de Araújo Júnior, que fez uma homenagem ao professor nas redes sociais

“Nossa cidade lamenta a perda de um de seus filhos mais ilustres. Trajetória brilhante em todos os sentidos, Cleiton vai embora deixando um legado de conquistas. Dói no peito essa despedida. Força para a família, também tão especial”, afirmou o ex-prefeito.

Cleiton também foi conselheiro no Conselho Estadual de Educação, membro fundador da Undime, presidente do conselho da entidade, sócio e diretor para o Estado de São Paulo da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração de Educação), sócio da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e sócio da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Ele foi um dos responsáveis pela implantação do Museu da Imigração, em 1988, e empresta seu nome à creche do bairro Dona Regina, uma das unidades da rede municipal de ensino de Santa Bárbara.

“O professor Cleiton se despede deixando um legado de amor e carinho pela nossa cidade. Foi um grande educador, pesquisador, que sempre nos orgulhou pelos trabalhos e projetos desenvolvidos. Lutou muito pela educação pública de qualidade e contribuiu para todos os avanços que conquistamos. Fez história e cumpriu a sua missão nesse plano. Que Deus o receba na luz. Sentimentos a toda família”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.

Publicidade