Santa Bárbara coleta 365 bolsas de sangue em 2019

Bolsas são provenientes de seis campanhas realizadas ao longo do ano; foram 466 doadores, dos quais 149 doaram sangue pela primeira vez


Santa Bárbara d’Oeste conseguiu arrecadar 365 bolsas de sangue ao longo de 2019. A cidade realizou seis campanhas no decorrer do ano, sempre a cada dois meses.

Dentre as pessoas que se voluntariaram, 149 doaram pela primeira vez. Houve também o cadastro de 87 doadores para medula óssea. A última campanha do ano foi realizada nesta terça-feira (5), com a arrecadação de 66 bolsas.

Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação
Foram seis campanhas realizadas ao longo deste ano

O cronograma com as datas para 2020 será divulgado em dezembro. A primeira campanha do próximo ano deverá ocorrer na primeira quinzena de janeiro.

Podem doar pessoas que tenham entre 16 e 69 anos (menores de idade somente consentimento do responsável legal), ter mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes da doação, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

As campanhas são realizadas por meio de uma parceria entre a prefeitura, Pastoral da Saúde da Diocese de Piracicaba, Lions Clubes Centro e Pérola e o Hemocentro da Unicamp.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora