28 de março de 2024 Atualizado 12:28

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Santa Bárbara aguarda definições do Estado para divulgar plano de vacinação

Prefeito Rafael Piovezan garantiu que plano está pronto e que falta só o Estado confirmar alguns detalhes para lança-lo

Por Leonardo Oliveira

15 de janeiro de 2021, às 14h41 • Última atualização em 15 de janeiro de 2021, às 19h35

Mesmo com taxa de 100% de ocupação, prefeito exaltou assistência - Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste deve divulgar, nos próximos dias, o plano de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Em entrevista concedida à Rádio Santa Bárbara FM, que pertence à prefeitura, o prefeito Rafael Piovezan (PV) disse que aguarda apenas algumas informações do Estado para tornar público o plano.

Segundo o prefeito, todos os locais de vacinação e de armazenamento das vacinas e insumos já foram definidos, mas há uma preocupação em confirmar alguns detalhes com o Governo do Estado de São Paulo.

O número de vacinas que chegarão para a primeira etapa é um deles, já que não se sabe se haverá número suficiente de imunizantes para cobrir toda a população que faz parte do público alvo da primeira fase – em Santa Bárbara são 22,9 mil pessoas, entre idosos e profissionais da saúde.

“Santa Bárbara tá preparada, a equipe de saúde já preparou ele [plano], já deixou tudo em ordem. O que o município precisa fazer para receber todos os insumos e as vacinas do Governo do Estado já está pronto. Estamos aguardando a chegada desses materiais e vamos fazer, a partir dos próximos dias, toda a divulgação dos pontos de vacinação, de como vai funcionar”, afirmou Piovezan.

A data em que os municípios receberão as primeiras doses também é uma das informações que Piovezan quer buscar antes de lançar o plano. A Coronavac, da biofarmacêutica chinesa Sinovac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, ainda não foi aprovada.

Já há um pedido emergencial para o uso do imunizante e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) marcou para este domingo (17) uma reunião para decidir se aprova o pedido para uso temporário – na ocasião também será avaliado uma requisição para uso da vacina da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“É importante dizer que estamos tratando isso com responsabilidade para que a população, no tempo certo, receba todas as informações pertinentes, tenha publicidade de tudo isso e para que faça o procedimento de vacinação com normalidade, segurança e com compromisso para o cidadão, com a saúde das pessoas”, acrescentou o prefeito.

Também em entrevista, Piovezan voltou a defender a importância de se vacinar. “Tenho certeza de todos aqueles pesquisadores, o quanto eles tem seriedade no trabalho deles, nas pesquisas, em tudo isso, e de que a vacinação é algo que vai trazer segurança para todos aqueles profissionais de saúde”, defendeu.

Questionado pelo LIBERAL sobre a possibilidade de usar o esquema drive trhu, em que as pessoas são vacinas nos carros, o chefe do executivo afirmou que “está olhando para todas essas questões” e que, se necessário, vai colocar em prática “todas elas”.

Publicidade